Publicidade
Início Blogueria Computação na nuvem: Cloud híbrida e o rumo da tecnologia

Computação na nuvem: Cloud híbrida e o rumo da tecnologia

0
Publicidade

O Cloud Computing (computação em nuvem, em inglês) já é bastante conhecido e refere-se à utilização da memória e capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e integrados por meio da Internet. No Brasil, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES), em parceria com a International Data Corporation (IDC), o setor teve um aumento de 47,4% em 2016. No que se refere aos investimentos, as cifras saltaram de US$ 506 milhões para US$ 746 milhões no último ano.

Nesse cenário, a Cloud híbrida, que é uma composição de duas ou mais nuvens – privadas, comunitárias ou públicas –, que permanecem em núcleos individuais, mas são interligadas, permite a criação de uma infraestrutura de T.I capaz de suportar cargas de trabalho comuns, utilizando recursos de uma cloud pública ou privada durante os picos de processamento.

Com a arquitetura das nuvens híbridas, os consumidores possuem poder de escolha referente às cargas de trabalho, podendo distribuí-las no melhor ambiente, baseando-se nas necessidades de segurança, desempenho e escalabilidade de cada função.

Sendo assim, conheça os três pontos principais da tecnologia cloud híbrida:

Segurança

Durante a migração de arquivos de um servidor interno para a nuvem, é preciso ter certeza que as informações são transferidas com segurança, evitando que dados confidenciais sejam vazados. Nesse sentido, não há surpresas em uma cloud híbrida: ela provê toda segurança, desempenho e suporte técnico que uma organização de T.I demanda.

O usuário pode, por exemplo, aplicar as mesmas configurações e controle utilizados no ambiente privado à nuvem pública, com maior gestão do tipo de arquivo que pode ser transferido, bem como a privacidade da rede.

Flexibilidade

Escolha é a palavra-chave quando o assunto é nuvem híbrida. Além de permitir a distribuição de trabalho aos seus locais favoritos, seja seu próprio servidor ou a cloud pública, esse modelo dá a liberdade de ativar, administrar e construir aplicativos, garantindo aos desenvolvedores o poder de criá-los e pô-los para funcionar mais rapidamente, graças à possibilidade de acesso à rede mais conveniente para cada tarefa.

Escalabilidade

A nuvem híbrida não é só flexível, mas também extremamente escalabilizável. Ou seja, permite que os profissionais de TI sejam capazes de expandir aplicativos e sistemas internos conforme a necessidade, oferecendo ferramentas para que os usuários lidem com mudanças súbitas em suas demandas a fim de manter um desempenho de alta velocidade e qualidade.

Por fim, a cloud híbrida dá aos usuários a possibilidade de escalabilizar rapidamente suas operações sem a necessidade de alterações.

Ou seja, uma nuvem híbrida bem organizada permite que sua infraestrutura seja tão fácil de utilizar quanto a de uma cloud pública, e vice-versa, tornando o sistema integrado, veloz e seguro, capaz de oferecer soluções de armazenamento e distribuição de dados em poucos minutos.

Rodolfo Avelino, coordenador do curso de Pós-graduação em Cloud Computing da Impacta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile