Publicidade
Início Blogueria Outsourcing de TI não dá match na nova economia

Outsourcing de TI não dá match na nova economia

0
Publicidade

A nova economia já mudou a dinâmica de abertura e crescimento das empresas, mudou o desenvolvimento de produtos e soluções para apoiar pessoas e negócios, mas alguns elementos antigos ainda emperram saltos importantes que precisamos dar.

Na área de tecnologia, historicamente, as empresas se habituaram a trabalhar parte do desenvolvimento de produtos e operações utilizando o formato outsourcing — a famosa terceirização.

Essa relação gerou um círculo vicioso. De um lado, a empresa se acomodou a pegar um problema difícil de resolver e repassar. Do outro, a consultoria, de acordo com seu próprio modelo de negócio, busca vender o maior número de horas possível. Uma maior quantidade de horas de trabalho não significa, necessariamente, que o problema será resolvido. E fica impossível medir o sucesso do cliente.

O modelo traz, ainda, uma terceirização do conhecimento. E não estou falando de qualquer conhecimento: muitas empresas entregam a terceiros todo o conhecimento sobre os sistemas que operam e também sobre os seus dados gerados, o que no mundo digital possui um valor inestimável. Quando fazem isso, os gestores correm o risco de não compreenderem os pontos em que precisam melhorar e não terem acesso a seus próprios dados para alavancar a inovação.

Construção de valor

Para quebrar esse círculo vicioso, as empresas devem elaborar um planejamento e se estruturarem para utilizar, por exemplo, ferramentas de automação que realizam os trabalhos manuais e também tecnologias modernas, como a cloud, liberando recursos e profissionais internos para trabalhar no que realmente importa: projetos que geram receita e inovação.

Ao concentrar sua equipe na gestão dos seus dados e nos serviços necessários para que sua empresa continue funcionando — o seu core —, você assume novamente o controle do seu negócio e ganha poder para inovar. Isso é fundamental.

O desenvolvimento e operação da plataforma de tecnologia é feito internamente na Digibee. A terceirização ocorre apenas com elementos que não estão ligados ao nosso diferencial de valor.

A partir desses elementos, começamos a construir um processo ágil, um modelo escalável e uma proposta de valor sólida. Que, no fim das contas, está relacionada ao sucesso do cliente.

 Navegando juntos

Para mim, o critério de sucesso é um só: resolver o problema do cliente de maneira definitiva.

Se você vende horas para o cliente, você não está vendendo um produto finalizado. Você está comercializando um projeto de produto, de valor e tempo indeterminados. Mas se você vende o resultado, aí você está vendendo o sucesso da operação.

A proposta de valor da empresa precisa incluir essa premissa. Não adianta ter um ótimo produto se não houver um método e um processo que envolvam diretamente o cliente – e é ele quem deve ser responsável por sua própria operação e dominar seus sistemas, descobrindo o que precisa ser melhorado. Afinal, é o cliente que vive o dia a dia e conhece seus verdadeiros obstáculos.

Por isso, contribuir para a autonomia do cliente tem mais valor do que tentar torná-lo dependente dos seus produtos ou serviços. Estou certo de que essa é a forma mais sustentável e eficiente de trabalhar, pois confere agilidade, performance e escala ao cliente. Como parceiros, embarcamos juntos e confiantes no êxito da jornada, cientes de que, ao remarmos todos na mesma direção, fica mais fácil chegar ao destino desejado.

Rodrigo Bernardinelli, CEO da Digibee.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile