Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial 51% das empresas latinas lucraram usando IA, diz estudo

51% das empresas latinas lucraram usando IA, diz estudo

0
Publicidade

O estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), aponta que 51% das empresas que usam inteligência artificial (IA) na América Latina conseguiram lucrar com o uso da tecnologia – em 7% delas o retorno financeiro foi considerado elevado. Globalmente, 55% registraram lucro e 11% lucro elevado.

Segundo o estudo, a maior parte das organizações da região estão usando a tecnologia para desenvolver novas maneiras de gerar valor (52%), enquanto 33% focam na melhoria de processos já existentes. Os resultados foram semelhantes no mundo, com 55% e 22%, respectivamente.

Os impactos positivos da tecnologia também foram sentidos no dia a dia dos executivos e em suas equipes. Na América Latina, 71% dos que usam IA relataram que sua implementação melhorou a tomada de decisão dos times, 63% disseram que o trabalho se tornou mais eficiente, 71% sentiram melhoras na aprendizagem coletiva e 61% acreditam que a confiança da equipe melhorou.

Globalmente, os resultados foram semelhantes: a tomada de decisão melhorou para 68% dos respondentes, a eficiência do trabalho para 63%, a aprendizagem coletiva para 71% e a confiança para 58%.

Benefício não é só financeiro

Segundo o estudo, a IA promove benefícios não só financeiros, mas para a cultura empresarial. A pesquisa mostrou que o retorno que a tecnologia gera está conectado diretamente com a melhoria que a dinâmica das equipes apresentou depois de adotar a tecnologia.

Inovar com IA melhora a competitividade. Entre executivos da América Latina, 69% se sentem mais preparados para enfrentar a concorrência com o uso da tecnologia e 66% estão mais preparados para capturar oportunidades de negócio em outros setores.
A falta de confiança na IA pode prejudicar a adoção da tecnologia.

Quase metade dos respondentes latinos (44%) afirmam que os principais motivos para as pessoas não confiarem na IA é a falta de entendimento sobre o funcionamento da tecnologia e os poucos treinamentos práticos promovidos pelas empresas.

A IA eficaz para as equipes nem sempre gera retorno financeiro para a empresa. Enquanto 58% dos executivos concordaram que as equipes melhoraram em eficiência e tomadas de decisão com a IA, só 11% tiveram um grande retorno financeiro – na América Latina foram 7%.

O estudo sobre IA do BCG e MIT SMR é realizado anualmente e está em sua quinta edição. Foram consultados 2.197 executivos de nível gerencial em 106 países e de 28 setores da economia. Os pesquisadores também conduziram 18 entrevistas aprofundadas com executivos para compreender como a cultura de negócios afeta as implementações de IA e como a tecnologia afeta a cultura das empresas no dia a dia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile