AWS anuncia novos chips, hardware para 5G, IOT e soluções de machine learning

0

A Amazon Web Services, promoveu esta semana o AWS re:Invent, com vários lançamentos para mercado de nuvem. A apresentação começou com uma discussão de como as instâncias EC2 da AWS foram a primeira mudança real na estratégia da empresa, que agora incluem os chips Gravitron baseados em chips ARM

O anúncio é do Gravitron 3, que é 25% mais rápido em cargas de trabalho gerais do que o computador Gravitron 2, além de ser duas vezes mais rápido em cálculos científicos de ponto flutuante, três vezes mais rápido para cargas de trabalho de aprendizado de máquina em geral e usa 60% menos energia do que o chip da geração anterior. A primeira instância a apresentar o Gravitron 3 é a nova instância C7g para EC2, que foi anunciada junto com ela e está disponível na versão prévia.

Junto com um novo chip Gravitron 3 e tipo de instância, Adam Selipsky, CEO da AWS, também anunciou novas instâncias EC2 para o chip de aprendizado de máquina Trainium da AWS. Essas instâncias podem ser agrupadas em dezenas de milhares para treinamento intenso e necessidades de ML – Machine Learning, e podem funcionar junto com as instâncias de inferência da AWS também.

Além dos novos chips, a AWS anunciou o lançamento de vários outros produtos considerados hardware, em vez de ser puramente um serviço. O primeiro anúncio, embora pequeno, é importante para os usuários de seu serviço AWS Selipsky não entrou em muitos detalhes, mas descreveu os postos avançados como projetados "para qualquer instalação", incluindo ambientes difíceis como fábricas.

Outro serviço anunciado foi o Amazon SageMaker Canvas, um módulo sem código que usa uma interface de apontar e clicar para orientar qualquer pessoa por todo o processo de construção e uso de um fluxo de trabalho de aprendizado de máquina. "Democratizamos o aprendizado de máquina com o SageMaker e agora o estamos democratizando ainda mais com o SageMaker Canvas", disse Selipsky.

5G

Abrangendo a linha entre o produto e o serviço de hardware está o próximo anúncio: serviço AWS Private 5G. A razão pela qual ele atravessa a linha é porque, quando comprado, ele vem com todo o hardware necessário para construir uma rede 5G privada, que permitirá aos clientes configurarem e escalonarem o 5G privado em dias, em vez de meses.

O serviço é pré-pago e chegará com todo o hardware e cartões SIM necessários para construir uma rede do tamanho e número especificado de usuários. Expansão adicional pode ser feita no console da AWS, e não há cobrança por dispositivo ou licença de espectro necessária porque o serviço opera em um espectro compartilhado.

IoT

A Amazon também anunciou um novo serviço automatizado de criação de gêmeos digitais em versão prévia, agora chamado AWS IoT TwinMaker. Ele é projetado para usos industriais e de manufatura, ou qualquer caso em que a "geminação digital" seja uma parte relevante da análise. Ele pode ser conectado a sensores e dispositivos IoT para coletar dados, modelar e construir um gêmeo digital.

Um novo serviço chamado IoT FleetWise também foi anunciado para coletar dados de sensores de veículos inteligentes para análises. A ferramenta pode coletar dados do sensor do veículo quase em tempo real para fornecer relatórios sobre coisas como saúde da frota, desempenho de direção autônoma e muito mais. Ambos os serviços de IOT não estão disponíveis no Brasil.

Goldman Sachs Financial Cloud for Data

Uma parceria com a Goldman Sachs resultou em um novo serviço, denominado Goldman Sachs Financial Cloud for Data, projetado para empresas de gestão de capital, que traz os próprios recursos de análise de dados financeiros da organização financeira para uso dos clientes da AWS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.