Publicidade
Início Blogueria O fim do boleto e do cartão

O fim do boleto e do cartão

0
Publicidade

O mercado financeiro brasileiro passa por uma transformação profunda que vai modificar completamente o relacionamento das empresas do setor com seus clientes. Desta forma, os instrumentos utilizados para intermediá-lo serão amplamente modificados e o PIX é um exemplo do que está por vir com o open banking, sendo que a terceira fase facilita justamente as compras com o meio inovador de pagamento, sem a intermediação de bancos. Conforme o instituto de pesquisa Mind Miners, o PIX já é o terceiro método mais usado em compras online no Brasil, superando o cartão de débito.  

Diante de tantas mudanças a partir do open banking, a cultura de dados deverá nos levar ao fim do uso de boletos e cartões, tendência que pode parecer extremista se analisada neste 2021. Porém, quando paramos para pensar na revolução da tecnologia em outros mercados, a afirmação passa a fazer sentido.

Por exemplo: podemos traçar um paralelo com a introdução do smartphone em nossas vidas, fator que revolucionou o mercado da comunicação e tornou-se uma ferramenta tão cotidiana que nem conseguimos imaginar como era nossa vida antes do surgimento dos iPhones e Blackberries. Algo parecido deve acontecer com os meios de pagamento como boletos e cartões de débito/crédito, que são apenas uma via para a identificação de informações – afinal com a expansão do uso das tecnologias, estarão todas disponíveis online.  

O caminho já apontado pelo PIX mostra possível a realização da transação sem a intermediação de uma instituição financeira, utilizando carteiras digitais e por meio de instituições de pagamento. É algo que deve se popularizar cada vez mais, só possível graças ao direcionamento data driven e de uma mentalidade open finance, que se revela ao longo do processo da transformação financeira que vivemos, e certamente vai promover uma verdadeira revolução digital no setor financeiro do País, culminando no que chamamos de “invisible banking”. 

É claro: para que ocorra esta evolução em um mercado tradicional é importante levar em consideração o consumidor, que na ponta deverá ter segurança para compartilhar suas informações em troca de serviços, produtos e soluções melhores. 

Então, tendo em mente que quem vai nortear tudo isso é o cliente, este agente demandará de seus bancos e de fintechs cuja existência ele desconhece, experiências digitais excepcionais, fluídas e super individuais. 

Um benefício latente desta revolução silenciosa é a agilidade, pois com o open finance os clientes poderão mudar para plataformas mais interessantes, de maneira rápida, segura e inteligente – muitas vezes até sedutora.
 

Para o mercado, o open banking oferece a entrada de novos players em um mercado que historicamente apresenta algumas poucas e tradicionais empresas – favorecendo a concorrência saudável. 

Outro benefício inclui a aplicação da cultura de inovação no sistema financeiro, que foi bem- sucedida em Londres e fez com que a cidade seja considerada hoje como a “capital mundial dos neobancos”. 

Para que toda essa revolução silenciosa tenha êxito será necessário realizar uma preparação tecnológica e a entrega do serviço com excelência, quando este for requisitado. Parceiros especialistas do setor podem auxiliar de maneira simples a conduzir instituições na jornada open finance. 

Essa economia digital vai ser um divisor de águas para a experiência de uso e por este motivo, as empresas que oferecerem os melhores aplicativos, que conduzam uma jornada fluida e eficiente terão êxito no setor. Parte ampla da implementação do open banking, o open finance representa a evolução do mercado financeiro por beneficiar o setor de maneira holística. 

Rafael F. Façanha,  head of Business Development da Trio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile