Brasil e Coréia do Sul terão centro de pesquisa em TIC

0

Os governos do Brasil e da Coréia do Sul assinaram na semana passada memorando de entendimento para a criação do Centro de Cooperação Coréia-Brasil em Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC). O acordo foi oficializado entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o ministro da Informação e Comunicação da Coréia do Sul, Daeje Chin.

Até abril deste ano, deverá ser definida a localização da sede da instituição no Brasil e o cronograma das suas atividades. Em fevereiro próximo, os governos brasileiro e sul-coreano indicarão os participantes do grupo de trabalho que definirá a implementação das atividades do centro, conforme está previsto no memorando de entendimento.

O objetivo do centro será promover nos dois países o estabelecimento da sociedade da informação por meio de pesquisa, desenvolvimento e colaboração mútuos em tecnologia da informação e das comunicações.
No memorando, os ministros acertaram o funcionamento do centro por pelo menos três anos. O documento informa também que Brasil e Coréia do Sul fornecerão os recursos financeiros ou bens necessários à operação da instituição.
Está previsto o intercâmbio de técnicos e de conhecimento.

?O governo coreano se comprometeu a investir US$ 1 milhão na instituição?, adianta o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Martins Pinto. ?A localização do centro será recomendada pelo governo brasileiro e a intenção é usar uma infra-estrutura já existente?, explica.

Empresas sul-coreanas têm investimentos no Brasil e o governo da Coréia do Sul tem experiência na informatização da sociedade que interessa ao governo brasileiro. ?É o reconhecimento do potencial das nossas instituições de pesquisa e das perspectivas de desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil?, comentou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.