Serpro aprimora governança corporativa

0

Ciente de que as inovações tecnológicas sozinhas não garantem bom desempenho e posição de destaque no mercado, mas sim a excelência na gestão, que exige a melhoria contínua de todos os seus, o Serpro está revendo sua sistemática de gestão de custos e de controles internos a partir da construção de uma nova metodologia que visa dar a empresa mais agilidade, flexibilidade e transparência à gestão empresarial.

"O novo modelo de gestão não é apenas mais uma ferramenta de gestão financeira. Na verdade sua implantação implicará uma mudança de cultura interna e colocará a empresa no mesmo nível de organizações que estão na vanguarda das práticas de governança corporativa", explica o diretor do Serpro Antônio Sérgio Borba Cangiano, supervisor desse segmento da companhia.

Essas mudanças estão sendo concebidas a partir de dois grandes projetos: conformidade e controles internos e formulação e implantação do novo modelo de gestão de custos. Para definir o novo processo de conformidade e controle interno e o modelo de gestão de custos a empresa estabeleceu uma trajetória de ação que considerou de um lado o cenário e as tendências mundiais de governança corporativa e de outro as necessidades do Serpro de revisar seus processos financeiros internos.

O novo enfoque da gestão financeira que está sendo projetada inspirou-se, do ponto de vista externo, na lei americana Sarbenes-Oxley, que estabelece regras para orientar empresas de capital aberto e também empresas estrangeiras que mantém negócios com os EUA. A idéia não é adotar a lei pura e simplesmente, mas extrair dela as melhores práticas, aqueles aspectos que se adaptam à realidade de uma empresa com as características jurídicas do Serpro. Além disso, como ressalta Paulo Roberto de Oliveira, responsável pelo projeto conformidade de controles internos, "engana-se quem acredita que a empresa não precisa estar na vanguarda também em relação à gestão dos seus custos e no aprimoramento de seus controles internos." ?Afinal, ainda que metaforicamente, o Serpro tem toda a sociedade brasileira como acionista."

Um outro aspecto bastante interessante que está sendo tratado nessa proposta de mudança, diz respeito à gestão de riscos. Com o novo modelo a empresa estará mais bem preparada para enfrentar riscos de mercado. "Uma empresa como o Serpro está exposta a vários tipos de riscos, como qualquer outra organização", afirma Ana Costi, superintendente de gestão financeira da companhia. ?Riscos são situações que nem sempre podem ser eliminadas e com as quais a empresa tem que conviver."

O novo conceito de gestão financeira visa permitir a identificação do custo de cada item que compõe os serviços oferecidos pelo Serpro, melhorando o desempenho e a competitividade da empresa na busca de novos mercados, enquanto o aprimoramento das estruturas de controles internos vai contribuir para colocá-la de acordo com padrões de governança corporativa mundialmente aceitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.