As vendas mundiais de appliance de segurança (sistema que combina hardware e software para proteção de dados) atingiram pouco mais de US$ 2 bilhões no terceiro trimestre de 2012, o que representa uma elevação de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da IDC. Ao todo, no período, as remessas totalizaram 499.022 appliances, alta de 1% na mesma comparação.
Geograficamente, a região da Ásia-Pacífico foi a que registrou maior crescimento nas vendas de appliance de segurança no terceiro trimestre, com aumento de 13,3% em relação ao mesmo perído de 2011. Somente no Japão a expansão foi de 8,3%. Por outro lado, a Europa registrou apenas 0,5% de alta na receita do segmento, enquanto os Estados Unidos tiveram crescimento de 4,6%.
Ainda segundo a IDC, o mercado hoje está concentrado nas mãos de cinco fabricantes – Cisco, Check Point, Juniper Networks, Fortinet e McAfee, com respectivamente 16,2%, 12,8%, 7,9%, 5,9% e 5,7% de participação de mercado, de acordo com a receita acumulada no período. O destaque ficou por conta da Fortinet, que embora consolidada na quarta posição do ranking, teve desempenho 17,2% superior em relação ao mesmo período de 2011. O resultado da Check Point, na segunda colocação da lista, também foi positivo: 12,8% de aumento na mesma comparação. Já a Cisco e a Juniper Networks registraram, em um ano, queda de 1,5% e 6,4% no market share, respectivamente.
Dentre os segmentos de mercado, o de gestão unificada de ameaça em redes (UTM, na sigla em inglês), foi o que registrou maior elevação na receita, com 24,3%, e respondeu por 33,3% do total do mercado de appliance de segurança no terceiro trimestre. Já o de firewall/VPN, responsável por 26,7% da receita total, obteve alta de 7,3% em relação a igual período de 2011.