A estratégia da Alcatel de direcionar o foco para o triple play e soluções de dados IP para operadoras em 2005 fez o azul mais que brilhar na última linha do balanço da fabricante francesa. Isso é o que mostram os resultados do quarto trimestre e de todo o ano de 2005, divulgados nesta quinta-feira (2/1).
As vendas do quarto trimestre somaram ? 4,09 bilhões, um aumento de 7,6% em relação aos ? 3,8 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior (um aumento de 5,9% a uma taxa de câmbio euro/dólar constante).
A margem bruta da empresa ficou em 34,8%. O lucro operacional chegou a ? 541 milhões, com uma margem operacional de 13,2%. O lucro líquido (parte do grupo) para o trimestre foi de ? 344 milhões, ou um lucro líquido por ação de ? 0,25 (equivalente a US$ 0,30 por ADS), incluindo ganhos de capital sobre ativos operacionais de ? 0,02 por ação.
No acumulado do ano, as vendas somaram ? 13,1 bilhões, um aumento de 7,3% comparado a 2004. A uma taxa de câmbio euro/dólar constante, as vendas subiram 8%. A margem bruta para o ano foi de 35,3%. O lucro operacional ficou em ? 1,18 bilhão, uma margem operacional de 9,1%. O lucro líquido (parte do grupo) somou ? 930 milhões ou um lucro líquido por ação de ? 0,68 (equivalente a US$ 0,80 por ADS), incluindo ganhos de capital sobre ativos operacionais e financeiros de ? 0,17 por ação.
"A Alcatel obteve um quarto trimestre recorde, com receitas e lucratividade em níveis significativos e uma posição de caixa líquido fortalecida em ? 1,5 bilhão, resultante de uma forte geração de fluxo de caixa de ? 900 milhões. Em meados de 2005, vivemos uma reviravolta em nossos negócios de redes fixas devido ao sucesso de nossa estratégia em triple play combinado a um avanço em nossas soluções de dados IP para operadoras?, salientou Serge Tchuruk, presidente e CEO da companhia.
Segundo ele, em 2005 a empresa cresceu no segmento de operadoras em mais de 10%, ultrapassando o crescimento do mercado. Nos negócios privados, as tendências variaram entre um fraco mercado de satélites e um forte crescimento no mercado corporativo e nos mercados verticais. ?Nosso bom desempenho permitirá à Alcatel voltar a remunerar seus acionistas. Temos o prazer em anunciar que o Conselho de Direção irá propor o pagamento de um dividendo de ? 0,16 para 2005 durante a próxima assembléia de acionistas no dia 1º de junho."