Alcatel fecha 2005 com lucro operacional de ? 1,18 bilhão

0

A estratégia da Alcatel de direcionar o foco para o triple play e soluções de dados IP para operadoras em 2005 fez o azul mais que brilhar na última linha do balanço da fabricante francesa. Isso é o que mostram os resultados do quarto trimestre e de todo o ano de 2005, divulgados nesta quinta-feira (2/1).

As vendas do quarto trimestre somaram ? 4,09 bilhões, um aumento de 7,6% em relação aos ? 3,8 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior (um aumento de 5,9% a uma taxa de câmbio euro/dólar constante).

A margem bruta da empresa ficou em 34,8%. O lucro operacional chegou a ? 541 milhões, com uma margem operacional de 13,2%. O lucro líquido (parte do grupo) para o trimestre foi de ? 344 milhões, ou um lucro líquido por ação de ? 0,25 (equivalente a US$ 0,30 por ADS), incluindo ganhos de capital sobre ativos operacionais de ? 0,02 por ação.

No acumulado do ano, as vendas somaram ? 13,1 bilhões, um aumento de 7,3% comparado a 2004. A uma taxa de câmbio euro/dólar constante, as vendas subiram 8%. A margem bruta para o ano foi de 35,3%. O lucro operacional ficou em ? 1,18 bilhão, uma margem operacional de 9,1%. O lucro líquido (parte do grupo) somou ? 930 milhões ou um lucro líquido por ação de ? 0,68 (equivalente a US$ 0,80 por ADS), incluindo ganhos de capital sobre ativos operacionais e financeiros de ? 0,17 por ação.

"A Alcatel obteve um quarto trimestre recorde, com receitas e lucratividade em níveis significativos e uma posição de caixa líquido fortalecida em ? 1,5 bilhão, resultante de uma forte geração de fluxo de caixa de ? 900 milhões. Em meados de 2005, vivemos uma reviravolta em nossos negócios de redes fixas devido ao sucesso de nossa estratégia em triple play combinado a um avanço em nossas soluções de dados IP para operadoras?, salientou Serge Tchuruk, presidente e CEO da companhia.

Segundo ele, em 2005 a empresa cresceu no segmento de operadoras em mais de 10%, ultrapassando o crescimento do mercado. Nos negócios privados, as tendências variaram entre um fraco mercado de satélites e um forte crescimento no mercado corporativo e nos mercados verticais. ?Nosso bom desempenho permitirá à Alcatel voltar a remunerar seus acionistas. Temos o prazer em anunciar que o Conselho de Direção irá propor o pagamento de um dividendo de ? 0,16 para 2005 durante a próxima assembléia de acionistas no dia 1º de junho."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.