Deloitte destaca 10 tendências de TI para negócios digitais

    0

    A convergência de tecnologias emergentes, como mobilidade, inteligência analítica, redes sociais, computação em nuvem e segurança cibernética, configuram oportunidade única para aumento do desempenho das empresas em 2012, segundo o relatório Top 10 Trends to Help Elevate Information Technology for Digital Business, divulgado pela Deloitte.

    Em sua terceira edição, o estudo identifica as dez tendências tecnológicas com maior potencial para impactar os negócios ao longo dos próximos 18 a 24 meses.

    "É um momento raro ter tantas forças emergentes, todas centradas em tecnologia e em rápida evolução, e cada uma já impactando os negócios tão fortemente", diz Mark White, diretor de tecnologia da Deloitte Consulting. Segundo  White, a  convergência dessas forças não apenas oferece novas ferramentas, como também gera um novo conjunto de normas sobre operações, desempenho e competição.

    A Deloitte agrupa as dez tendências tecnológicas em duas categorias. No primeiro grupo, estão as tendências consideradas disruptivas, ou seja, que podem criar rupturas positivas e sustentáveis nos recursos de TI, nas operações ou nos modelos de negócio. Destacam-se, nesse grupo, o negócio social, a gamificação, a mobilidade corporativa desencadeada, a autonomia e fortalecimento do usuário (empowerment) e a nuvem hiper-híbrida.

    O segundo grupo é formado por tecnologias capacitadoras ou facilitadoras. A consultoria destaca o uso efetivo de Big Data, a visualização geoespacial, a identidade digital, a inovação mensurada e a arquitetura "de fora para dentro" (outside-in). Na definição da Deloitte, trata-se de tecnologias nas quais muitos CIOs já investiram tempo e esforço, mas, devido a novos desenvolvimentos, justificam um outro olhar este ano.

    Os analistas da Deloitte ilustram cada uma dessas tendências com exemplos práticos, como a adoção do conceito de social business por fabricante de bebidas que resultou em aumento de 250% no engajamento e redução de 65% nas saídas precoces registradas em suas páginas.

    Segundo a consultoria, a fabricante de bebidas mantém no departamento de marketing um hub para rastrear atividades de mídia social relacionadas à marca, endossos, concorrentes e outros temas relacionados. A equipe consegue rastrear produtos, campanhas e clientes em todo o seu ciclo de vida, usa análises sofisticadas de sentimento e age de forma proativa junto a formadores de opinião e clientes. Os resultados direcionam planos de marketing estratégico, desenvolvimento de produtos e atividades táticas na empresa.

    Outro exemplo ilustra a adoção de plataforma de games por prestadora de serviços de saúde, para estabelecer metas entre usuários. A tecnologia permite que usuários cultivem árvore virtual representando o seu bem-estar físico, emocional, financeiro e espiritual. Eles recebem água e sementes virtuais ao completar tarefas como fazer uma caminhada, alimentar-se de forma saudável ou fazer poupança para eventual emergência. A iniciativa resultou em aumento de 50% na realização de atividades definidas para cada usuário, em comparação com tentativas prévias sem o recurso da  gamificação.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.