Kaspersky Lab anuncia QR Scanner seguro para Android e iOS

0

A Kaspersky Lab apresenta seu novo aplicativo para dispositivos móveis, o Kaspersky QR Scanner. O programa é compatível com Google Android e Apple iOS e, além de decifrar informações de códigos QR, alerta usuários sobre links potencialmente perigosos que eles contenham.

QR Code

Criminosos estão constantemente criando novos truques para atrair usuários para sites maliciosos. Um artifício que se tornou popular recentemente é criptografar um link de phishing em um código QR (do inglês, Quick Response code; em português, código de resposta rápida).

Códigos QR são ferramentas convenientes para enviar links a partir de telas de computador ou páginas impressas para dispositivos móveis. No entanto, enquanto usuários experientes conseguem reconhecer URLs falsas na tela, não há nenhuma maneira de identificar códigos QR desonestos a olho nu. Isso significa que os cibercriminosos não apenas são capazes de substituir imagens por códigos online, como também podem colar fisicamente seus códigos QR maliciosos sobre cartazes e avisos do mundo real.

O phishing em si (a criação de páginas falsas a fim de obter dados pessoais dos usuários ou infectar os seus dispositivos com malware) não é nada novo, tem sido usado por cibercriminosos há anos. A Kaspersky Lab tem um histórico comprovado em combater com êxito esta ameaça e tem extensas bases de dados de links maliciosos e tecnologias eficazes para a identificação de sites perigosos que apareceram recentemente na Internet. Agora, a Kaspersky Lab está estendendo sua proteção antiphishing aos códigos QR.

O Kaspersky QR Scanner é um aplicativo gratuito para Apple iOS e Google Android. Ele não inclui nada supérfluo: não há recursos opcionais adicionais nem botões desnecessários. O programa usa a seguinte abordagem: 1) digitalizar; 2) verificar e 3) abrir. Assim que a forma quadrada de um código QR torna-se visível para a câmara do dispositivo, o aplicativo responde checando a informação codificada no código QR. Se tudo estiver ok, ele abre a página. Se o link leva a um phishing ou um site malicioso, o usuário vê uma notificação de aviso.

QR Code 2
Além dos endereços de sites, o scanner detecta corretamente quaisquer textos codificados em códigos QR, bem como informações de contato, e também pode aceitar rapidamente as configurações de Wi-Fi e conectar o dispositivo à rede.

"Todos os canais de comunicação pelos quais cibercriminosos podem transferir informação prejudicial para dispositivos precisam ser protegidos. Hoje, eles estão escondendo links em códigos QR, por isso precisamos de um scanner seguro. Amanhã, se eles aprenderem a enviar links via rádio ou anexar um leitor de cartões de pontos para telefones, teremos de protegê-los também. O principal é que a tecnologia da Kaspersky Lab possa detectar o risco e efetivamente proteger os usuários", diz Alexey Chikov, gerente sênior de Produtos da Kaspersky Lab.

O Kaspersky QR Scanner é o novo integrante do portfólio de produtos móveis da Kaspersky Lab para usuários domésticos. Atualmente, ele inclui soluções como o Kaspersky Safe Browser para iOS e Windows Phone, o Kaspersky Internet Security para Android e o Kaspersky Password Manager para iOS e Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.