Anualmente, a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, disponibiliza informações do transporte aquaviário e movimentação de cargas e passageiros no país. Até o fim de 2014, a consolidação das informações era feita manualmente por 6 pessoas e levava 3 meses para ficar pronto. Em busca de agilidade, a Agência adotou o QlikView, solução de Data Discovery da Qlik, o que melhorou a produção e análise de dados. Com a adoção da ferramenta, o anuário passou a ser desenvolvido em 1 mês por 3 pessoas – responsáveis somente por validar e analisar as informações, não mais por gerá-las e cruzá-las.
Como os dados são corelacionados automaticamente ao serem carregados no QlikView, a solução também tem apoiado a Antaq no dia a dia, uma vez que facilita a análise das informações. "Tivemos um ganho imensurável na velocidade de produção de dados para tomada de decisão. Hoje, todas as nossas unidades e postos avançados atualizam o trabalho de campo em um sistema unificado, o que nos permite fazer a gestão e fiscalização em tempo real", aponta Rafael Galvão, gerente da Superintendência de Fiscalização da Antaq. "Isso nos garante mais transparência e nos permite realizar análises e tomar decisões com base em uma visão completa do setor". Todas essas mudanças transformaram o anuário da Antaq em um portal online, atualizado frequentemente, onde os cidadãos encontram informações precisas sobre as atividades de transporte aquaviário.
Para garantir a confiabilidade de seus dados, a Antaq trabalha com um conceito de barramento – uma base, gerenciada pela área de TI, que reúne e disponibiliza todas as informações oficiais da agência. "Garantir a governança dos dados é muito importante para que não haja inconsistências no futuro, por isso é essencial o apoio da área de Tecnologia da Informação", afirma Eduardo Kfouri, vice-presidente daQlik para a América Latina, "No entanto, além de assegurar que seus dados estão corretos, a Antaq também os deixa à disposição de seus colaboradores, para que eles possam fazer análises e descobertas próprias, que podem melhorar tanto seu dia a dia, quanto o futuro da companhia – este conceito, chamado Data Discovery, é o futuro do Business Intelligence".