Antaq adota data discovery para atualizar dados de mercado

0

Anualmente, a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, disponibiliza informações do transporte aquaviário e movimentação de cargas e passageiros no país. Até o fim de 2014, a consolidação das informações era feita manualmente por 6 pessoas e levava 3 meses para ficar pronto. Em busca de agilidade, a Agência adotou o QlikView, solução de Data Discovery da Qlik, o que melhorou a produção e análise de dados. Com a adoção da ferramenta, o anuário passou a ser desenvolvido em 1 mês por 3 pessoas – responsáveis somente por validar e analisar as informações, não mais por gerá-las e cruzá-las.

Como os dados são corelacionados automaticamente ao serem carregados no QlikView, a solução também tem apoiado a Antaq no dia a dia, uma vez que facilita a análise das informações. "Tivemos um ganho imensurável na velocidade de produção de dados para tomada de decisão. Hoje, todas as nossas unidades e postos avançados atualizam o trabalho de campo em um sistema unificado, o que nos permite fazer a gestão e fiscalização em tempo real", aponta Rafael Galvão, gerente da Superintendência de Fiscalização da Antaq. "Isso nos garante mais transparência e nos permite realizar análises e tomar decisões com base em uma visão completa do setor". Todas essas mudanças transformaram o anuário da Antaq em um portal online, atualizado frequentemente, onde os cidadãos encontram informações precisas sobre as atividades de transporte aquaviário.

Para garantir a confiabilidade de seus dados, a Antaq trabalha com um conceito de barramento – uma base, gerenciada pela área de TI, que reúne e disponibiliza todas as informações oficiais da agência. "Garantir a governança dos dados é muito importante para que não haja inconsistências no futuro, por isso é essencial o apoio da área de Tecnologia da Informação", afirma Eduardo Kfouri, vice-presidente daQlik para a América Latina, "No entanto, além de assegurar que seus dados estão corretos, a Antaq também os deixa à disposição de seus colaboradores, para que eles possam fazer análises e descobertas próprias, que podem melhorar tanto seu dia a dia, quanto o futuro da companhia – este conceito, chamado Data Discovery, é o futuro do Business Intelligence".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.