Alunas do Inatel desenvolvem sistema que monitora câmaras de conservação à distância

0

As alunas Luma Rissatti e Ingrid Alves desenvolveram o Sistema de monitoramento de temperatura à distância, Monitoring of Things – MoT, projeto capaz de medir e controlar automaticamente a temperatura, verificar o estado da energia elétrica e a situação da porta das câmaras frias de conservação, utilizadas para armazenar vacinas, laticínios, alimentos e bebidas em geral, e ainda disponibilizar estas informações à distância para que sejam acessadas a qualquer hora e lugar, via Internet.

Além disso, em casos de irregularidades, como temperatura fora da faixa e falta de energia elétrica, um alerta é enviado para um celular e e-mail cadastrados no sistema. Assim, utilizando o conceito de Internet das Coisas, é possível conectar as câmaras aos usuários e garantir a eficiência do processo de monitoramento e a integridade dos produtos armazenados.

O projeto surgiu para suprir a necessidade de uma empresa da área hospitalar, que contratou a equipe para desenvolver um sistema de monitoramento de câmaras de vacina que estavam em manutenção. O projeto está implantado na empresa e é utilizado para monitorar câmaras de conservação de vacinas.

Todos os anos, vacinas, laticínios, alimentos e bebidas são perdidos devido a problemas em câmaras de conservação. O projeto permite o monitoramento confiável desses equipamentos, o que evita prejuízos financeiros e perda de produtos e garante mais segurança para os consumidores.

Os outros projetos do Inatel, que estão em exposição na Campus Future, são o Hemo Analysis IMAGO, que faz a identificação do tipo sanguíneo através do processamento de imagens; o Sistema Seletor de Materiais, um protótipo que realiza a separação de materiais automaticamente; e o Med Mask, uma máscara de monitoramento respiratório com sistema de gerenciamento e compartilhamento de relatórios clínicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.