Falso email sobre FGTS propaga código malicioso para roubar informações bncárias

0
4

Um falso e-mail que promete o cronograma para saque das contas inativas do FGTS está propagando códigos maliciosos para roubar informações bancárias dos usuários. A informação é da ESET, segundo a qual as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as mais afetadas.

Na ação, os cibercriminosos usam técnicas de phishing, na qual assuntos chamativos funcionam como isca para atrair a atenção dos usuários desavisados e enganá-los para roubar suas informações. Para aplicar o golpe, um e-mail com o título "Cronograma para saque do FGTS disponível" é enviado para a vítima. A mensagem traz informações sobre como os usuários deverão proceder para saque do FGTS, que estará válido a partir de fevereiro.

Além disso, o e-mail contém um anexo malicioso nomeado "CronogramaFGTS.pdf.html". Ao ser aberto, o anexo inicia vários downloads, executando um código malicioso do tipo Banker. Esse código verifica quais plugins de banco e antivírus estão instalados na máquina da vítima, reportando para seu Comando & Controle. Dessa forma, quando o usuário acessa sua conta bancária, o código malicioso apresenta telas falsas de banco para a captura de dados bancários da vítima, que também são enviados ao controle central.

Deixe seu comentário