Publicidade
Início Notícias Profissional Nova plataforma de vídeo Arc oferece interatividade para professores e alunos

Nova plataforma de vídeo Arc oferece interatividade para professores e alunos

0
Publicidade

A Instructure, empresa de software-as-a-service e criadora dos sistemas de Canvas (LMS) Bridge e Canvas, está disponibilizando ao mercado brasileiro a plataforma de vídeo online Arc, que representa a nova geração de tecnologia em vídeo voltada ao segmento educacional. Com a Arc, vídeos que antes eram assistidos de forma passiva se tornam inclusivos e mais produtivos com discussões e interatividade.

O recurso de interação presente na Arc contribui para o engajamento dos estudantes ao transformar em uma conversa o que seria apenas um conteúdo apresentado em vídeo. Isso porque, diferentemente das plataformas tradicionais, a Arc foi desenvolvida pensando na necessidade de estudantes e instrutores, tanto dos ensinos fundamental e médio, como universitário ou até mesmo de treinamentos técnicos e corporativos.

A interface permite que alunos e professores interajam com o conteúdo fazendo comentários em tempo real, diretamente na linha do tempo do vídeo. Por meio desse recurso, os alunos podem aprender com os insights uns dos outros, bem como receber direcionamentos e feedback dos professores, vivenciando assim uma rica experiência de colaboração em que um aprende com o outro.

A Arc tem um player com garantia de entrega do vídeo em qualquer lugar e dispositivo. Aos instrutores e administradores, a plataforma entrega análises relevantes que permitem avaliar de forma simples e rápida quais vídeos os alunos estão assistindo, há quanto tempo estão visualizando e quando eles pararam de acompanhar, mensurando assim o envolvimento com os materiais compartilhados. Com esses dados os professores podem reavaliar o conteúdo com o objetivo de aumentar a retenção e o foco dos estudantes, e otimizar os vídeos para transmissão dos trechos mais críticos – sempre monitorando o comportamento dos alunos.

“É comum estudantes se distraírem assistindo vídeo-aulas, e sem a visualização dos momentos exatos em que os alunos se dispersam, fica difícil para o professor corrigir e melhorar seus vídeos. Com a Arc os instrutores conseguem entender como os alunos estão interagindo com os materiais e podem assim otimizar as aulas”, comenta Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

Aplicabilidade

A Fundação Lemann é um dos clientes no Brasil que já utiliza a plataforma de vídeo Arc para oferecer formação profissional a professores e gestores de escolas públicas em todo o Brasil. “A plataforma Arc integrada ao Canvas dá o suporte à metodologia pedagógica que desejamos, permitindo que os educadores interajam e compartilhem conhecimentos facilmente por meio dos vídeos”, diz Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

Os programas em que a Fundação Lemann utiliza a plataforma são o “Inovação nas Escolas”, que busca proporcionar uma melhor experiência educacional por meio da adoção de tecnologias, e o “Formar”, voltado para a melhoria da gestão de salas de aula, formação pedagógica e práticas de acompanhamento da aprendizagem para profissionais da educação e gestores de escolas. Ambos são de alcance nacional por meio do Canvas LMS.

Recentemente, o Canvas foi adotado pela Fundação Roberto Marinho (FRM) para atender a formação dos educadores dos programas “Aprendiz Legal” e o “Florestabilidade”. O primeiro objetiva oferecer aos jovens entre 14 e 24 anos a oportunidade do primeiro emprego. Já o segundo é um projeto de educação para o manejo florestal e atividades produtivas sustentáveis que reúne parceiros como a Skoll Foundation, o Serviço Florestal Brasileiro e o Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Levando em consideração a análise técnica e o custo-benefício da solução, a plataforma Canvas foi a escolhida para substituir a versão do Moodle até então utilizada no Aprendiz Legal.  A utilização do Canvas, iniciada em abril de 2017, ocorreu sem contratempos, considerando inclusive as customizações feitas. “Passados alguns meses do início da utilização do Canvas pelo programa Aprendiz Legal, podemos observar que houve uma boa receptividade por parte de todos envolvidos”, avalia Aparecida Lacerda, gerente geral de Educação Profissional na Fundação Roberto Marinho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile