O Facebook fez um lucro de US$ 4,23 bilhões no quarto trimestre de 2017 alavancado pela publicidade em dispositivos móveis, apesar de que as mudanças recém-introduzidas reduziram o tempo de navegação os usuários em cerca de 50 milhões de horas todos os dias.
O lucro representa aumentou de 20% ano a ano com uma receita de US$ 13 bilhões. As vendas publicitárias contribuíram com US$ 12,8 bilhões para receita total, com US$ 11,4 bilhões da receita geral de anúncios gerada através de anúncios para dispositivos móveis. O último valor aumentou 57% ano-a-ano.
O gerente de operações Sheryl Sandberg explicou que os anunciantes estão cada vez mais desenvolvendo anúncios de vídeos móveis primeiro, com "vídeos curtos" particularmente eficazes.
O CEO Mark Zuckerberg disse em um comunicado que "2017 foi um ano forte para o Facebook, mas também foi difícil." Explicou que as mudanças feitas pela empresa, incluindo a decisão de mostrar menos vídeos virais, significou que 5% no na redução em tempo de navegação no quarto trimestre.
"Nós vimos abusos em nossa plataforma, incluindo a interferência de estados-nação, a divulgação de notícias falsas, sensacionais e polarizadoras e o debate sobre a utilidade das mídias sociais", justificou. "Temos a responsabilidade de entender completamente como nossos serviços são usados ??e fazer tudo o que pudermos para amplificar o bem e prevenir o dano. Este é o meu desafio pessoal para 2018", acrescentou.
Os usuários ativos diários (DAU) nos EUA e no Canadá caíram em 700 mil, mas em geral eles cresceram 14% ano a ano para 1.4 bilhões, lideradas pelo crescimento nos mercados emergentes, incluindo Índia, Indonésia e Brasil.