Publicidade
Início Notícias Gestão Universidade atualiza data center para aprimorar operações

Universidade atualiza data center para aprimorar operações

0
Publicidade

Migrando a tecnologia de virtualização para VMware e adotando a solução de hiperconvergência, o Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana) conseguiu atualizar seu data center, ganhou melhor desempenho operacional, maior segurança e facilidade de acesso para o seu público acadêmico.

Referência no Brasil em cursos como Administração, Engenharia e Ciência da Computação, a universidade precisava acabar com seus gargalos tecnológicos. “Estávamos com uma solução já defasada, sem a visibilidade adequada da rede, dos servidores, dos nossos recursos. Havia a necessidade de melhorar o panorama de gerenciamento e também de oferecer mais desempenho para o usuário final. Além disso, tínhamos um problema com a solução de backup e precisávamos melhorar a produtividade da equipe de TI, excessivamente ocupada com questões operacionais”, descreve Marcio Belotto, chefe de Tecnologia e Redes da Coordenadoria Geral de Informática da FEI.

Nesse caminho de modernização, foi fundamental o apoio de bastidores prestado pela Westcon, como distribuidora no país das tecnologias selecionadas, como da Added, integradora de soluções que atende diretamente a FEI. “Quando a Added, que já vinha trabalhando conosco, sugeriu a migração para o ambiente VMware, a gente sentiu muita segurança”, diz Belotto.

Marcelo Murad, diretor de produtos e engenharia da Westcon, observa que, como uma das principais distribuidoras globais, a empresa está sempre atenta às tecnologias que podem fazer a diferença no mercado, prestando todo o apoio às revendas para que possam levar ao usuário final as soluções mais adequadas a seus negócios.

Belotto conta que, na primeira fase, com a adoção do vSphere, plataforma de virtualização de servidores da VMware, houve uma “sobra” de algo entre 40% e 45% do hardware físico com o ganho em processamento e compartilhamento de memória RAM.

Outros impactos importantes na segunda fase da modernização foram o aumento significativo da tolerância às falhas de hardware, a implantação de uma interface única de gerenciamento (gerando uma visibilidade integrada que permite melhores tomadas de decisão), e a redução do número de servidores – de 17 para cinco hosts físicos com a implementação da hiperconvergência vSAN da VMware.

Belotto destaca ainda a facilidade de expansão do cluster, no futuro: “como não ficamos amarrados a um fornecedor de hardware específico, temos a oportunidade de fazer sempre a melhor escolha”, explica.

O VMware Virtual SAN para armazenamento de nível corporativo é extremamente simples e potencializa as soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) líderes do mercado. Integrado ao hypervisor, o vSAN oferece armazenamento hiperconvergente de alto desempenho e otimizado para Flash, por um custo menor do que o armazenamento tradicional e do que outras soluções de infraestrutura hiperconvergente.

Todos estes benefícios de melhoria na performance se estenderam ao backup. A execução dos backups passou de nove mil iops (entrada e saída por segundo) para 52 mil iops. Além disso, a janela de backup foi reduzida de quatro para duas horas e meia.

“Precisávamos ampliar a capacidade de nosso Storage de 25 terabytes para 60 terabytes. Estudamos soluções tradicionais de mercado e formas com menor complexidade. Em todos os casos, ficávamos muito amarrados a um fabricante de hardware específico. Foi aí que fizemos um teste com o vSAN e optamos pela solução, que disponibiliza capacidade de armazenamento de dados nos servidores padrões da indústria. Sem falar na economia de 20% no custo do projeto em relação a outro com storage tradicional”, diz.

Belotto destaca ainda que foi fácil para os analistas da equipe absorverem a nova tecnologia. No sistema antigo, a Universidade tinha configurações de zoneamento, complexidade, etc., no atual passou a ter apenas mais um item dentro do console vCenter. Isso ajudou muito, tanto na visão de capacidade quanto na própria tomada de decisão.

Os equipamentos legados foram instalados em um centro de recuperação de desastres, integrando as soluções da VMware e Veeam. Este centro de recuperação de desastres está localizado no campus principal da FEI em São Bernardo do Campo, que conta com mais de 243 mil metros quadrados.

Alunos e professores

Na universidade, o usuário final passou a sentir os benefícios no dia a dia. Nos períodos de inscrição para os processos seletivos, por exemplo, o fluxo de acessos ao site aumenta exponencialmente. Se antes havia um enorme gargalo, depois da migração foi nítido o ganho de performance.

Outro exemplo diz respeito aos períodos de pré-prova. Nessas ocasiões, as equipes do Learning Management System (LMS) atuam fortemente no apoio aos alunos. Cresce muito o número de acessos ao portal, que chega a seis mil acessos simultâneos – um volume que, no passado, ocasionava quedas no sistema. “A melhora no desempenho foi muito perceptível tanto para os estudantes como para o corpo docente”, afirma Belotto.

Diante de tantas conquistas, Marcio Belotto ressalta o trabalho realizado pela Westcon/Added para chegar-se à implementação de todo o projeto na FEI. “Existe todo um caminho que vai do fabricante até a instalação e operação dos sistemas. Tudo funcionou perfeitamente para atingirmos os resultados que esperávamos. Foi uma excelente escolha que fizemos, com ótimos resultados tanto para os usuários – que sentem as vantagens quando clicam, digamos – como na operação do data center”, finaliza Marcio Belotto.

Para Kleber Oliveira, gerente de canais da VMware, as novas necessidades dos negócios e o grande aumento da capacidade de dados armazenados pressionam os gestores da área de TI a desenvolverem, de forma eficiente, projetos que atendam à essa nova realidade, otimizando custos, de forma rápida e simplificada. “Soluções de hiperconvergência vêm conquistando espaço nesse cenário, principalmente por combinarem, de forma centralizada, componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura, tais como servidores, redes e storage, em um único dispositivo controlado por software”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile