Publicidade
Início Blogueria Cloud computing e os pontos críticos em TI

Cloud computing e os pontos críticos em TI

0
Publicidade

A chegada da computação em nuvem vem mexendo com o mercado de tecnologia da informação e está trazendo aos profissionais do setor novas possibilidades no desenvolvimento, implementação e execução de projetos que envolvem toda infraestrutura e ambiente de TI. Essa tecnologia tem como premissa solucionar a maioria dos pontos mais críticos e, como consequência, otimizar os recursos de TI, posicionando a área como propulsora para o crescimento da rentabilidade e da produtividade de uma empresa.

Uma das questões mais críticas em TI é o fator de previsibilidade, principalmente, em ambientes com pequena tolerância a falhas. A falha, paralisação ou queima não prevista de um hardware específico, por exemplo, pode acarretar em queda de serviços e de comunicação. Em sistemas mais críticos, pode prejudicar todo o processo produtivo de empresa, gerando altos custos financeiros e perda de produtividade e qualidade de atendimento e, em casos mais graves, levando a interrupção de contratos. Por isso, ao longo dos anos, foram desenvolvidos mecanismos para que a TI estivesse mais bem preparada em situações de crise.

Apesar da maturidade de alguns desses recursos, não é possível compará-los com a vantagem de previsibilidade consistente oferecida pela computação na nuvem. Os serviços na nuvem sempre estarão disponíveis e imprevistos com hardware ou comunicação, que são os mais comuns, não ocorrem. O sistema é muito dinâmico, antecipando potenciais ameaças e detectando possíveis falhas. Assim, caso haja um problema em um hardware sempre haverá outro para substituir o seu lugar e sua função.

Outra característica da nuvem é a redundância garantida e transparente, no qual todos os recursos são gerenciados pelo sistema que a controla. Por isso, ao aparecer uma falha em qualquer parte desse sistema, as redundâncias garantem que o sistema não deixará de funcionar. Essas redundâncias funcionam como uma cópia de emergência. Isso significa que caso uma parte tenha seu funcionamento interrompido, sua cópia entrará em ação. A redundância de servidores é uma prática usual do mercado, mas, se um recurso interno desse servidor falhar, será necessário chamar um técnico para resolver a questão, demandando tempo. Em cloud, esse tipo de problema não irá ocorrer, uma vez que o próprio sistema consegue administrar os recursos.

Além da redundância, servidores são limitados e podem sofrer com ataques de negação de serviço, no qual um grande número de requisições congestiona esse servidor. Já em uma nuvem, esse ataque é mais difícil de ocorrer, pois o sistema irá realizar um balanceamento de requisições entre os diversos servidores existentes. Esse modelo evita também que os dados críticos para a empresa sejam perdidos em catástrofes, como incêndios, terremotos, enchentes, pois os servidores não necessitam estar todos no mesmo local físico, e as informações sigilosas que navegam por esse sistema podem ser criptografadas para evitar roubo de dados.

A nuvem possui uma capacidade virtualmente infinita. Em termos de infraestrutura, ela permite adicionar ou reduzir sua capacidade, de acordo com a demanda solicitada pelo cliente. Com isso, não é necessário investir em hardware ou na infraestrutura de aplicações. Assim, não existe um mau uso dos recursos e não será preciso lidar com situações de bens imobilizados desgastado. E, o melhor benefício, é que a empresa poderá contar com a ampliação ou redução do serviço no momento em que solicitar. Isso otimiza recursos da área de TI e auxilia no planejamento orçamentário, com o direcionamento mais adequado dos investimentos.

A automatização de processos de TI é outra vantagem da cloud computing. A definição das políticas e níveis de serviços são mapeados pelos recursos que estão inseridos no sistema, criando, assim, um ambiente otimizado, altamente eficiente e autogerenciável, o que resulta em um melhor desempenho da área de TI. A manutenção de softwares e a integração de serviços também são mais simples nesse modelo, uma vez que a configuração é mais simples por conta da não preocupação com a plataforma ou sistema que sustenta a infraestrutura da empresa.

Por fim, o principal benefício do cloud computing é a sua oferta como serviço, que reduz o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) e os gastos com despesas de capital (Capex), já que o investimento financeiro inicial é praticamente nulo. Com isso, não há depreciação do ativo, no caso de servidores, e não é necessário ter contratos de licenças ou subscrições de software, uma vez que basta comprar o serviço do software de acordo com a demanda. Todas essas características e vantagens da computação na nuvem mostram que o modelo veio para se estabelecer como um das principais plataformas a serem utilizadas pela área de TI nos próximos anos.

* Tasso Silva é programador na operadora Tellfree e mestrando em ciência da computação no IME/USP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile