Especialista fornece dicas para clientes de sites de compras coletivas

    0

    Ao mesmo tempo em que comemora a expansão do segmento de compras coletivas no Brasil, Mauricio Simão, diretor de marketing do ClickCupom, alerta para o aumento de reclamações contra esses endereços nos sites de defesa do consumidor.

    Para ilustrar, o executivo diz que as reclamações contra as três maiores empresas do segmento cresceram 1.340%, de 2.417 denúncias em 2010 para 32.489 em 2011.

    O diretor do ClickCupom, que ostenta o título de empresa do segmento com os melhores índices no site Reclame Aqui, ajudou a elaborar uma lista de dicas que podem reduzir os riscos dos consumidores na hora da compra. Confira:

    1. Veja se a empresa possui endereço físico e SAC no site – endereço físico e telefone para contato devem estar disponíveis de forma fácil no site.

    2. Pesquise a reputação da empresa em sites de defesa do consumidor – pesquise a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui, Procon e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

    3. Confira as avaliações e selos de certificação do site – o selo e-bit, certificação de eficiência dado a empresas de e-Commerce, é um bom parâmetro. Outro indicador importante são as avaliações dadas pelo Reclame Aqui.

    4. Consulte as redes sociais – páginas sociais de um site, principalmente a fan page do Facebook e o perfil do Twitter, podem dizer muito sobre uma empresa. Procure por comentários e experiências de outros clientes.

    5. Fique atento ao regulamento da oferta – preste atenção em todos os itens, principalmente na data de validade, localidade da oferta, restrições de dias e horários, prazo de entrega, necessidade ou não de frete e possíveis custos extras.

    6. Fique atento à plataforma de pagamento utilizada – algumas plataformas são mais seguras que outras. Prefira sempre as que garantem a entrega do produto ou o dinheiro de volta. Saiba também se ela assegura o sigilo dos dados bancários fornecidos pelos compradores.

    7. Entre em contato com o anunciante antes da compra –   é uma forma eficiente de descobrir se a empresa realmente existe. Busque também informações adicionais, para saber se quem está fazendo o anúncio tem capacidade suficiente para atender à demanda.

    8. Exija nota fiscal na compra de produtos – a proposta inicial dos sites de compras coletivas era vender apenas serviços. Mas com o tempo, eles também começaram a anunciar produtos. Por segurança, exija sempre nota fiscal, e com o valor integral do cupom.

    9. Nunca compre de empresas em que você não fez o cadastro – o simples fato de receber ofertas de sites em que você não se cadastrou coloca em questão a idoneidade de uma empresa. Evite dores de cabeças e mova este tipo de e-mail para a caixa de spams.

    10. Verifique se a empresa possui uma política de privacidade – a política de privacidade assegura ao comprador o sigilo completo de seus dados. Isso garante que o site de compra coletiva não repasse os dados bancários dos usuários.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.