Publicidade
Início Notícias Microsoft contrata ex-procurador da FTC responsável por investigar Google

Microsoft contrata ex-procurador da FTC responsável por investigar Google

0
Publicidade

A Microsoft contratou Randall Long, ex-procurador sênior da Comissão de Comércio Federal (FTC) dos Estados Unidos. No órgão, Long foi responsável pelas investigações antitruste contra o arquirrival Google. Até o fim do mês, o executivo assumirá o cargo de diretor de assuntos regulatórios da fabricante de software.

Uma pessoa ligada ao assunto ouvida pelo The Wall Street Journal confirmou que o Long será responsável por investigar políticas anticompetitivas do gigante das buscas. Esta era a tarefa publicamente assumida por ele na FTC e, agora, sua pesquisa poderá resultar em processos judiciais por quebra de patentes e práticas ilegais de negócios.

A manobra da Microsoft não é a primeira na área de tecnologia. Em 2008, a Intel contratou um membro da mesma agência, responsável por um processo antitruste contra a fabricante de chips. Dois anos depois, a Apple trouxe para sua equipe Kyle Andeer, procurador da FTC. O Google, por sua vez, contratou no ano passado Suzanne Michel, renomada especialista de patentes que também trabalhou na comissão.

O novo contratado da Microsoft liderou a aprovação de dois dos mais controversos casos envolvendo o Google. A primeira delas em 2007, sobre a compra da empresa de anúncios digitais Doubleclick. Depois, em 2010, Long lideraou a aprovação da aquisição da rede de anúncios online Admob. Esta última acabou sendo liberada apenas com a entrada da Apple no mercado de publicidade online, por ter sido considerada suficiente para reequilibrar as forças nesse segmento. É importante lembrar que a principal fonte de receita do Google vem da publicidade nas páginas de buscas.

"Sua experiência profunda em casos legais nos dará uma importante perspectiva em diversos assuntos regulatórios, capazes de afetar tanto consumidores como a indústria de tecnologia", afirmou o vice-presidente de assuntos governamentais da Microsoft nos Estados Unidos, Fred Humphires. A saída de Long da FTC também foi confirmada por um membro da comissão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile