Publicidade

    Google ampliará experiências com redes; plataforma de pagamento está a caminho

    0
    Publicidade

    O Google não é e nem pretende ser uma empresa de infraestrutura, mas admite que vai se envolver cada vez mais nessa área para entender a dinâmica e desenvolver novos serviços. Em palestra no Mobile World Congress 2015, que acontece esta semana, em Barcelona, Sundar Pichai, vice-presidente executivo do Google e responsável pelo desenvolvimento de produtos do grupo, disse que iniciativas que envolvem infraestrutura, como o Google Fiber, o projeto de conectividade via balões estratosféricos ou aviões não tripulados, e mesmo o projeto de uma rede móvel nos EUA, serão sempre restritos a poucos e selecionados mercados.

    “Queremos criar um backbone que pode ser usado por outros provedores para que eles coloquem os seus serviços”, diz. Ele explica que com o Android, por exemplo, o Google tem um desenvolvimento muito próximo a fabricantes e operadores, e mesmo tendo uma atuação limitada na fabricação de handsets, o Google não optou por se tornar um player de hardware. “Mas a camada do hardware é uma que necessariamente precisamos estar envolvidos e entender”.

    Uma das preocupações do Google há alguns anos é como levar conectividade aos cerca de 4 bilhões de pessoas que não estão conectadas, e muitos dos projetos de infraestrutura, como o projeto Loon (de colocar base stations de celular em balões estratosféricos) buscam soluções para esses mercados. “Temos que testar e experimentar. Não queremos ser operadores de rede em escala e queremos ter parceiros em todos esses projetos, mas precisamos de provas em pequena escala para demonstrar e entender o que estamos fazendo”.

    Independência

    Ele também comentou o movimento de fabricantes como Xiaomi e One+ de desenvolverem produtos de ponta, baseados em implementações bastante alteradas do Android, sem os produtos tipicamente oferecidos pelo Google, e focar justamente no mercado asiático, que tem grande potencial de crescimento. “Criamos o Android para isso, para que empresas diferentes pudessem inovar em cima, e algumas estão fazendo um grande trabalho, mas temos certeza que os usuários desses handsets vão buscar as aplicações Google, como Gmail, Youtube e PlayStore”. Pichai comemorou o fato de que em 2014 mais de um bilhão de smartphones com Android foram vendidos. “Oito em cada 10 smartphones têm nosso sistema operacional, e isso é exatamente o que buscamos”.

    Sem dar detalhes, ele também confirmou que o Google está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de pagamentos móveis que estará integrada ao sistema operacional Android, chamada de Android Pay, mas que permitirá diversas aplicações diferentes de pagamento, e não apenas o Google Wallet. “Teremos APIs para que vários desenvolvedores criem em cima da plataforma”.

    Em relação ao futuro, Pichai disse que a prioridade do Google é continuar como uma plataforma de informação. “O que está mudando é que agora, basicamente, temos bilhões de dispositivos com capacidade de processamento ligados a uma nuvem, e isso abre uma nova gama de possibilidade de produtos e serviços”, disse ele.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile