Magazine Luiza conclui implantação de ferramenta de marketing digital

1

Para aprimorar a experiência do cliente, o Magazine Luiza, gigante do varejo brasileiro, com uma base de 44 milhões de clientes, finalizou a adoção da ferramenta Oracle Marketing Cloud para melhorar a comunicação, inteligência e personalização no relacionamento com o consumidor.

"O Magazine Luiza identificou essa oportunidade para o envolvimento do cliente há muito tempo. Em 2008, começamos uma jornada para estabelecer uma comunicação mais eficaz e orientada. Este foi um desafio que envolveu amplamente a empresa", comenta Gustavo Nobile, gerente de Marketing e CRM do Magazine Luiza.

A concorrência no e-commerce brasileiro está cada vez mais acirrada. Segundo o Instituto Ipsos, em cada 10 clientes, sete realizam compras on-line. Mas eles não procuram apenas boas ofertas; conteúdo e experiência influenciam cada vez mais o comprador virtual, que está mais experiente.

O Oracle Marketing Cloud é uma solução que gerencia, personaliza e integra as interações por e-mail, celular, redes sociais, sinalização digital e web. "Com uma ferramenta simples, mas poderosa para as estratégias de marketing, as equipes podem compreender melhor o consumidor, adaptando-se às suas preferências e criando valor", comenta Rodrigo Galvão, vice-presidente de Sales Automation CRM, da Oracle para a América Latina. "Com o Oracle Marketing Cloud, oferecemos aos clientes experiências mais assertivas".

Em abril de 2014, o Magazine Luiza optou por utilizar Oracle Marketing Cloud e suas funcionalidades mais abrangentes. Os fatores fundamentais para a decisão foram a necessidade por uma solução escalável e confiável e a integração com fontes de dados e soluções proprietárias sem prejuízo à segurança da informação.

A transição para a nova solução levou 5 meses. Inicialmente, foram migradas as comunicações de primeiro contato e aniversário. Aos poucos, outros projetos foram adaptados e movidos para a nova solução. "A migração para a solução da Oracle foi mais fácil do que o esperado", afirma Nobile.

Além do curto prazo para implementação completa da nova solução, os resultados também apareceram rapidamente. Um aumento de 5% no desempenho das comunicações e as taxas de conversão quase dobraram. Outro benefício, é que a nova ferramenta, oferece a possibilidade de análise do comportamento do cliente, como saber o que foi incluído no carrinho de compras ou deixado, páginas e produtos visitados, por exemplo, habilitando um sistema de recomendações mais eficiente.

Com os processos definidos e ajustados, novas possibilidades de ação e decisão ficaram à disposição o Magazine Luiza, desde mais inteligência para reconquistar clientes, até o desenvolvimento de outras regras de relacionamento. Outra iniciativa importante que deve ser acelerado é e-mails de follow-up de vendas, trazendo mais informações sobre os produtos adquiridos e vídeos especiais para o cliente. "A ideia é reduzir gradualmente o acesso em massa a base de clientes e aumentar as ofertas e conteúdo personalizado", finaliza Nobile.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.