Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Prodecon investiga novo modelo de cobrança por serviços de internet de operadoras

Prodecon investiga novo modelo de cobrança por serviços de internet de operadoras

0
Publicidade

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) instaurou, no último dia 22 de fevereiro, inquérito civil público para investigar os serviços de acesso à internet comercializados pela Vivo, Oi e Net/Claro. Segundo informações recebidas pela Prodecon, as companhias telefônicas pretendem passar a cobrar pelo acesso à internet fixa somente por meio de franquia de pacotes de dados, como já ocorre com a telefonia móvel. Os pacotes de acesso por velocidade deixariam de existir.

O promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski, titular da 1ª Prodecon, acredita que a mudança seria desvantajosa para o consumidor, que precisaria pagar mais cada vez que atingisse o limite da franquia. “A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio”, afirma Binicheski.

As empresas devem enviar à Prodecon informações precisas sobre como pretendem realizar a cobrança dos serviços de internet e quais serão as opções disponíveis para os consumidores. Também devem encaminhar cópia de material promocional divulgado na televisão e em mídia impressa nos últimos 12 meses. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá informar quais estudos foram realizados e qual o marco regulatório sobre o tema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile