5G deve movimentar R$ 23 bilhões em dez anos no Brasil, calculam especialistas

0

Com a previsão da licitação do 5G acontecendo até o início de 2021, a expectativa do mercado é de que a nova tecnologia de banda larga móvel movimente R$ 23 bilhões no Brasil em dez anos, gerando 200 mil empregos, principalmente no setor de manufatura. Para a Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), a tecnologia vai ajudar o Brasil a dar mais um passo para a inovação.

Isso porque a entidade acredita que os impactos mais positivos deverão ser sentidos pela indústria, pois por meio da Internet das Coisas (IoT) e da robótica as fábricas ficarão mais inteligentes e os processos ainda mais rápidos. Além disso, a rede 5G permite uma maior conexão das máquinas em um curto espaço de tempo, diminuindo os custos operacionais e aumentando a produtividade.

A Abimei aposta que, com os processos fabris mais inteligentes e a digitalização da economia brasileira, haverá um aumento da produtividade da indústria brasileira, nos tornando mais competitivos no mercado internacional.

Algumas cidades dos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Reino Unido já utilizam o 5G que terá grande impacto para os setores industriais, na área da medicina e também no setor automobilístico, em que a grande novidade é a realidade dos carros autônomos. Ele tem velocidade até vinte vezes mais rápida que a atual 4G e uma das principais características dessa tecnologia é a interação entre as máquinas, que ficarão ainda mais inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.