Publicidade
Início Blogueria Tecnologia da inovação como alicerce para melhorar a produtividade

Tecnologia da inovação como alicerce para melhorar a produtividade

0
Publicidade

Entre as principais tendências do mercado de tecnologia para 2021 está a retomada por empresas que oferecem o “pacote completo”, aquele modelo das plataformas consolidadoras que unificam os serviços e produtos. Esse é um apontamento feito, inclusive, por um recente estudo publicado pela Exame Academy, em parceria com a ACE Startups.

E o que podemos refletir sobre essa movimentação? Em primeiro lugar, chamo a atenção para a necessidade das empresas se atentarem sobre reunir soluções que realmente possuam alta performance. Esse é um fator imprescindível para o sucesso dentro deste modelo de negócios.

Ressalto o conceito do hub da Trutec, por exemplo, que nasce para atender o ciclo de vida completo das edificações. Entretanto, nenhuma startup sobrevive pensando em resolver todos os problemas ao mesmo tempo. Elas precisam ser específicas e focar em poucos e significativos problemas. Por isso, a Trutec consegue aliar diferentes soluções de startups em uma só proposta, muito mais empática em uma leitura desse “full packet” de soluções.

É fundamental prover aos clientes a segurança para transitar em uma plataforma como essa. Gosto muito de focar na segurança porque é fundamental para o gestor compreender a responsabilidade que se deve ter quando se oferta um sistema 360°. Sendo assim, apenas conduzir as questões a diferentes fornecedores é totalmente ineficaz e incoerente.

O case da Amazon é uma referência quando se trata de inserir diferentes canais de distribuição. Uma proposta complexa de relação com a inteligência artificial, pois não se trata apenas de um case de CRM, mas sim de uma plataforma que oferece funcionalidade. É um exemplo de inovação alicerçada pela produtividade. É assim que tem que ser. Inovar requer uma criteriosa avaliação em relação à eficiência.

Para se tornar disruptivo como a Amazon, é preciso estar atento às oportunidades. Recentemente, a empresa anunciou, por exemplo, investimentos em tecnologia de realidade aumentada (R.A.), que permite a interação entre objetos virtuais e reais. Sabemos que R.A. não é em si uma novidade, mas o que a Amazon promete fazer, aí sim podemos considerar como uma grande expertise em inovação. A plataforma promete reduzir o custo dessa tecnologia, tornando-a mais acessível.

Outro movimento da companhia, anunciado recentemente para o consumidor norte-americano, é o Dash Button, um sistema revolucionário que funciona por meio de botões autoadesivos vendidos nas lojas e que representam as marcas e os produtos. O sistema será instalado na casa do consumidor, afixado em um local de preferência do mesmo e conectado a uma rede wi-fi habilitada para se conectar à smartphones com a interação do aplicativo da Amazon. Essas e outras ações da empresa nos mostram o quanto a inovação deve estar totalmente interligada à produtividade. Não se trata de criar algo totalmente novo, mas de utilizar um recurso aumentando consideravelmente sua eficiência.

A Amazon é, sem dúvidas, um exemplo que precisa ser observado e seguido por empresas que pretendem iniciar suas projeções no mercado de “pacotes completos”. E para ter um desempenho qualificado dentro desse formato, é totalmente necessário compreender que a complexidade deve começar de dentro para fora.

O que quero dizer com isso é que assim como a Trutec e a Amazon, é fundamental atender diretamente qualquer dor que o consumidor apresentar. Dentro desse movimento, não há como desvincular a responsabilidade da servitização. Isto é, se faz obrigatório assumir o atendimento direto sem repassá-lo para os fornecedores em questão, afinal, é justamente esse ambiente colaborativo e empático que o consumidor espera ao aderir um serviço em um ambiente como esse.

Um recente estudo apresentado pela McKinsey & Company, a renomada consultoria empresarial americana, apontou as sete tendências pós-pandemia e entre elas trago a reflexão sobre a “Intensa disrupção nos negócios e no comportamento do consumidor”. O estudo explica que as mudanças nos padrões de consumo e nos modos de trabalho tendem a ser intensas e rápidas. Sendo assim, mesmo os shares de mercado atuais devem sofrer intensas mudanças. Negócios que demonstraram maior resiliência devem ganhar mercado, tomando espaço dos concorrentes menos ágeis.

E sabe o que a resiliência tem a ver com esses “full packets” tecnológicos? Empresas resilientes adaptam suas operações e adequam sua proposta de valor às necessidades atuais dos consumidores, abrindo novos canais de vendas e um imponente canal de relacionamento. É para este caminho que direcionamos nossas estratégias.

Assim como diz Peter Ducker “Todas as inovações eficazes são supreendentemente simples”. E completo com o seguinte pensamento: “É justamente essa simplicidade que cria a eficiência de alto desempenho”.

Alexandre Quinze,  executivo de Tecnologia da Informação da Vedacit, co-founder e CEO da TruTec. Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em Supply Chain, na Universidade da Califórnia, em Inovação Tecnológica, na Universidade Estadual de Campinas, e MBA em Administração, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição na qual é professor há mais de 11 anos. Possui sólida experiência, com mais de 30 anos, em empresas nacionais e internacionais de grande porte, como Philips, Rimini Street, PwC Brasil, CBMM e Flextronics Internacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile