Após cinco adiamentos, novo sistem de ponto eletrônico entra em vigor

0

Após cinco adiamentos, o Ministério do Trabalho confirmou a entrada em vigor nesta segunda-feira, 2, do novo sistema de registro de ponto eletrônico, obrigatório a empresas que já utilizam o registro eletrônico e tem mais de dez funcionários, como prevê a Portaria 1.510, publicada em agosto de 2009. A nova regra deveria ter sido adotada no fim do ano passado, porém foi adiada várias vezes sob a justificativa de dificuldades técnicas em algumas áreas.

Conforme estabelecido na Portaria 2686, de dezembro de 2011, a implantação do novo sistema será realizada em três etapas. A partir de hoje, as empresas dos setores industrial e de serviços dos segmentos de comunicação, financeiro, energia, transporte, construção, educação e saúde devem aderir ao novo sistema. As organizações que não estiverem com o sistema em operação podem, inclusive, serem autuadas pelos fiscais do Ministério, que emitirá uma notificação com um novo prazo para a aquisição do equipamento.

No dia 1° de junho, será a vez de companhias cujas atividades estão ligadas ao agronegócio se adaptarem à nova regra e em 3 de setembro, a obrigatoriedade se estenderá a micro e pequenas empresas.

De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 100 mil empresas já adquiriram o novo equipamento necessário para mudar o sistema de registro de ponto eletrônico – no qual é possível imprimir comprovantes de entrada, saída e intervalos durante a jornada de trabalho – e se cadastraram em seu site. A intenção do governo com a nova regra é evitar fraudes na marcação de horas trabalhadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.