Brasileiros são proativos em social business, diz líder de inovação da Unisys

0

O Brasil está extremamente bem posicionado para capturar os benefícios do paradigma social empresarial. A opinião é de Nick Evans, vice-presidente e gerente geral da Unisys. Ele lidera a estratégia de inovação da empresa de tecnologia da informação.

O especialista participa nessa quarta-feira, 3 de março, do Web Expo Forum. Evans dará a palestra "Social Computing: chave para aumentar o valor e a organização de sua empresa". Em sua abordagem, deverá focar, entre outros aspectos, o caso de sucesso do "MySite", a rede profissional da Unisys.

Com mais de 20 anos de experiência na indústria, Nick possui mestrado pela Universidade de Southampton, da Inglaterra, e escreveu diversos livros e artigos sobre tecnologias emergentes e estratégias de TI.

Antes de desembarcar no país, o especialista compartilhou com a Web Inside sua visão sobre as mudanças paradigmáticas que ocorrem no ambiente empresarial, promovidas pela convergência de conceitos como cloud, mobile, big data e social.

Evans aproveitou para mencionar o que chama de "natureza proativa" dos brasileiros e suas empresas quando se trata de social business.

Confira, abaixo, como Evans e a Unisys avaliam as empresas brasileiras quanto à adoção do conceito de social cloud. (Mais informações do especialista sobre o tema podem ser lidas na revista TI Inside).

Web Inside – De que forma mídias sociais, mobilidade, nuvem e big data impulsionam a inovação nos negócios?

As combinações dessas tendências oferecem enormes oportunidades para a inovação. Por exemplo, a análise social, combinação de mídias sociais com análise de grandes volumes de dados (big data), pode proporcionar reflexões sobre as necessidades dos clientes, ajudando a moldar futuros produtos e serviços. Em 2013, esperamos que as análises de dados se ampliem ainda mais, por meio das fontes de dados das empresas, informações operacionais e gerenciamento de serviços. Finalmente, as estratégias centradas no local de trabalho, as quais incorporam capacidades móveis e sociais dentro de experiência de usuário contínua, podem aumentar a produtividade do funcionário de modo que a força de trabalho se torne mais distribuída e virtualizada.

WI – As empresas brasileiras são proativas ou reativas na adoção desses conceitos?

Muitas dessas tecnologias tiveram início no universo do consumidor, e agora estão sendo adotadas nas empresas devido à facilidade de uso e ao valor para o negócio. Um recente artigo do Wall Street Journal comentou que o Brasil é o segundo maior mercado para o Facebook, depois dos Estados Unidos, em número de usuários. Os latino-americanos têm adotado rapidamente tecnologias de computação social, uma vez que faz parte da sua cultura ser altamente social, colaborar e compartilhar informações com a família, amigos e colegas de trabalho. Por isso, digo que o Brasil está extremamente bem posicionado para capturar os benefícios do paradigma social empresarial.

WI – Quais estatísticas a Unisys dispõe sobre o país nessa área?

Em nosso estudo de 2012 sobre consumerização de TI, em conjunto com a Forrester, descobrimos que a "elite móvel" (grupo de profissionais que são usuários intensivos de múltiplas tecnologias de uso pessoal para o trabalho, como smartphones, tablets, computadores pessoais, softwares, aplicações e websites) representou 33% da população de trabalhadores da área de informação no Brasil, em comparação com cerca de um quarto (23%) da força de trabalho global. Além disso, verificou-se que 55% dos trabalhadores brasileiros estavam contribuindo com as mídias sociais e interagindo com os clientes e parceiros para fins profissionais, em comparação com apenas 40% globalmente. Estes são apenas alguns dos muitos aspectos interessantes descobertos na pesquisa da Unisys que mostram a natureza proativa dos brasileiros e suas empresas quando se trata de social business.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.