Totvs abre concurso para startups com prêmio de até R$ 2 milhões

0
0

A Totvs, fabricante brasileira de software de gestão empresarial, anunciou nesta terça-feira, 2, a abertura de inscrições para o concurso Totvs start it up, que selecionará uma startup desenvolvedora de tecnologia para o segmento B2B [negócios entre empresas] que tenha complementaridade com as soluções já desenvolvidas pela companhia. A vencedora receberá aporte de até R$ 2 milhões da Totvs Ventures, braço de capital de risco da fabricante.

O objetivo do concurso é investir no empreendedorismo, segundo a empresa. O concurso é uma ação dentro da unidade de negócios Totvs Ventures, voltada a investimentos em startups com alto potencial de mercado, cujas operações começaram em janeiro. Para o presidente da Totvs, Laércio Cosentino, esse tipo de parceria promove o empreendedorismo no país por auxiliar no amadurecimento dos participantes. "O fortalecimento de iniciativas como as startups ajuda o Brasil a se tornar o polo de empreendedorismo que ele deve ser", afirma.

A seleção terá quatro fases. Na primeira, os empreendedores selecionados produzirão um vídeo de no máximo um minuto (Elevator Pitch) apresentando a proposta de sua startup. Os classificados nesta etapa ganharão o direito de uso, por dois anos, da rede social corporativa by You, criada pela Totvs com o objetivo de facilitar o diálogo da startup com fornecedores e clientes, que servirá de ambiente para toda a comunicação entre o participante e a organização do concurso.

Para a segunda fase serão escolhidos 20 projetos, e os empreendedores receberão a mentoria de executivos da fabricante para elaborar um plano de negócios. As startups que tiverem melhor desempenho passarão para a terceira etapa, quando receberão orientações sobre como conduzir uma negociação de sucesso e construirão uma proposta de contrato de investimento.

A última etapa consiste na apresentação do plano de negócios para uma banca de altos executivos da Totvs, em setembro, a qual selecionará a vencedora. Além do aporte, a eleita terá acesso à rede de negócios da Totvs no Brasil, na América Latina e na Califórnia, além de conhecer o laboratório da companhia no Vale do Silício.

Apesar de apenas uma startup ser a vencedora, ao longo do concurso, startups selecionadas receberão gratuitamente serviços de mentoria e de orientação para elaboração de um plano de negócios com altos executivos, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, no desenvolvimento profissional dos empreendedores e no networking.

Não há restrição em relação ao faturamento das candidatas, porém, é necessário ter pelo menos um protótipo funcional com usuários. Podem concorrer startups sediadas no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru. As inscrições vão de 2 de abril a 6 de junho, por meio do site www.totvsventures.com.br.

Deixe seu comentário