Publicidade
Início Blogueria A mudança no perfil do profissional de TI e o outsourcing de...

A mudança no perfil do profissional de TI e o outsourcing de mão de obra

1
Publicidade

 Extremamente técnico, curioso, inconstante e sempre em busca de inovação. Esse sempre foi o perfil do profissional de Tecnologia da Informação. Regras rígidas dentro de um modelo de trabalho “engessado”, não têm espaço para essas pessoas, que gostam, acima de tudo, de usar a criatividade para mostrar o que sabem fazer.

Mas nos últimos anos tenho acompanhado que essas características não são mais suficientes para o mercado. Hoje, as empresas têm buscado cada vez mais profissionais que contribuam também para suas estratégias de negócios e não apenas nas questões tecnológicas. Por isso, aqueles que conseguem aliar conhecimentos de TI, com boas habilidades de relacionamento interpessoal e gestão, será mais valorizado.

Neste novo cenário, o profissional que deseja se destacar em sua carreira deve ter ainda a capacidade de sair da zona de conforto para se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, e só assim compreender mais a fundo os processos de negócio da empresa em que atua, aplicando-os no ambiente de TI para gerar resultados que impactem positivamente no desempenho da corporação.

Todas essas mudanças têm causado um verdadeiro apagão de mão de obra no setor. É quase uma raridade achar profissionais que aliem conhecimentos de tecnologia com as habilidades que citei acima. Neste sentido, optar por empresas especializadas em encontrar no mercado, profissionais já prontos e qualificados para o cargo que apresentem este perfil vêm ganhando muito espaço.

Ao delegar essa função, é possível economizar tempo e dinheiro, podendo se concentrar em questões mais estratégicas para o negócio. Mas para que essa opção seja realmente eficiente é necessário contar com fornecedoras especializadas neste serviço, que oferecem não só um banco de currículos, processos e testes sofisticados de entrevistas, como também uma equipe de especialistas altamente capazes e preparados para lidar com os desafios de recrutar profissionais em um mercado cada vez mais escasso em conhecimento especializado.

A mudança no perfil do profissional de TI tem ampliado de forma significativa o interesse no outsourcing de mão de obra, e este mercado tende a crescer na mesma velocidade da evolução desses profissionais. Por isso, as empresas que enxergarem primeiro os benefícios de contar com serviços que suportam suas necessidades de contratação, sairão na frente e se tornarão mais competitivas.

Noel Portugal, diretor de Marketing e Vendas da Emphasys IT Services

1 COMENTÁRIO

  1. Mais e mais, cada vez o mercado exige mais dos profissionais. Mais qualificação, mais especialização, mais certificações, mais habilidades, mais profissionais formados pelas universidades e escolas técnicas. E o salário como que fica?!?!?! Será que é MAIS ?!?!?! Acho que não … Se com escassez da mão da obra o salário já é uma vergonha (antes que alguém fale: sim existem empresas que pagam excelentes salários e benefícios; mas você pode contar nos dedos); e isso ainda sem contar o problema da hyper-qualificação – o que?!?! perdeu o emprego em uma grande empresa? “ninguém vai pagar o salário que vc estava ganhando antes”. Sorte que os profissionais da T.I por terem um Q.I mais elevado não caem tão fácil nessa ladainha com pesquisas de mercado encomendadas, e nem se vendem por tão pouco. O êxodo na área é grande, assim como os cursos a nível superior encabeçam a lista dos com maior desistência e abandono.

    Ousourcing = exploração de mão de obra em qualquer setor e mercado.
    Fabrica de SW = Piores salários e condições; é só comparar.

    “Ahhhh mas como vc tem uma visão pequena!!! Aqui está a solução: Basta abrir sua própria empresa, e explorar a mão de obra também”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile