Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pivotal anuncia estratégia de big data com lançamento de pacote de produtos

Pivotal anuncia estratégia de big data com lançamento de pacote de produtos

0
Publicidade

Prevista para se tornar uma operação independente ainda neste ano, quando o spin-off (separação) da EMC deve ocorrer, a Pivotal, fornecedora de plataformas tecnológicas como serviço (SaaS), acaba de lançar o Big Data Suite, pacote de produtos com preços definidos para cada tipo de oferta em nuvem, que inclui suporte e manutenção. As ofertas vão desde a versão para a camada de armazenamento de big data — tida como a pedra fundamental do projeto de código aberto Hadoop — até softwares especializados para análise de dados

De acordo com Paul Maritz, CEO da Pivotal, trata-se de pacote de produtos com preços agressivos. “É uma maneira fácil de comprar não só o Hadoop, como todas as camadas importantes sobre ele”, disse o executivo em entrevista ao New York Times.  

Embora Maritz, ainda nutra a imagem do visionário ex-CEO da VMware, a qual, junto com a EMC e a General Electric, detém uma participação na Pivotal, analistas avaliam que ainda demorará para que a estratégia do executivo em torno do produto renda frutos, já que deve levar algum tempo também para que tecnologia de dados se transforme no mainstream corporativo.

O Gartner estima que o Hadoop tenha apenas cerca de mil clientes pagantes em todo o mundo. Os principais fornecedores do Hadoop, que cobram por suporte, manutenção, treinamento e, às vezes, por software adicional, são três startups — a Cloudera, Hortonworks e MapR Technologies, segundo o instituto de pesquisas.

Maritz, que voltou para o setor de tecnologia nos últimos anos, está concentrando esforços para capitalizar sobre o que ele chamou uma vez de “mudança de geração na estrutura de dados”. “Depois da era do mainframe, veio a arquiterura de computação cliente-servidor com os PCs presos a servidores. O modelo cliente-servidor alimentou o surgimento dos bancos de dados relacionais, com o Oracle tornando-se a líder da indústria”, explicou ele. E acrescentou: “Agora vivemos a onda do big data, lançada pela Google e rapidamente adotada por outras empresas de internet, que é um modelo altamente distribuído, baseado em lotes de armazenamento baratos e um monte de máquinas baratas”.

O executivo aposta que a suíte de big data baseada Hadoop irá se tornar rentável. E, para isso, a Pivotal está lançando a sua oferta com a estratégia de empacotamento. “Ele está oferecendo uma plataforma mais ampla do que as da Cloudera e de Hortonworks, posicionando-se como uma one-stop shop [onde o cliente pode obter tudo o que precisa]”, disse Nik Rouda, analista da Enterprise Strategy Group.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile