Nova visão estrategista dá a CIO papel decisivo nas empresas

1

A transformação digital se tornou um desafio para as empresas na última década, pois envolve o desenvolvimento dos negócios, de novas estratégias de mercado e de produto e, em paralelo, inovação de sistemas, com o objetivo de aprimorar o cotidiano de colaboradores e clientes. Diante deste cenário, a figura do CIO também mudou e o cargo agora representa ter ampla visão dos negócios e fazer "mais com menos".

Essa transformação na chefia da equipe de TI teve início com os orçamentos cada vez mais restritos para área, impondo uma nova meta: expandir a capacidade operacional e digital da companhia, com recursos limitados e espaço físico reduzido. Outro ponto importante é a delimitação dos espaços para datacenters, com o armazenamento de dados feito na nuvem e o dinamismo das atividades corporativas com novos aplicativos e sistemas.

Com o TI hoje avaliado por dois pilares distintos, o inovação tecnológica e a eficiência de custos, CEOs e CFOs hoje muitas vezes são os responsáveis pela adoção de novas soluções, priorizando eficiência e custos. Porém, vivemos em um mundo totalmente digital, com um novo perfil ocupacional e de gestão em que o CIO deve ser um consultor diante da liderança do CEO e a as planilhas financeiras do CFO. Se por um lado o orçamento apertado limita algumas ações de TI, o que fez a grande diferença foi a capacidade de se ajustar às adversidades e adquirir novos planejamentos e alto poder de execução.

É inegável que a automação nos processos corporativos melhorou a escala de produtividade, mas essa realidade, em constante evolução, também provoca alterações no gerenciamento de TI. O CIO precisa entender mais sobre EIM (gestão da comunicação corporativa) e como ela influi em todos os setores da companhia. O processo de troca de informações entre as áreas e os sistemas faz toda diferença pela eficácia, integração de dados e valor agregado.

Ao olhar o organograma das empresas, o chefe de TI tem a função de definir as melhores táticas de ação dentro do mundo digital, determinando funções específicas, recursos a serem investidos, reunindo inteligência e agilidade nos processos.

Essa visão estratégica do CIO mudou as definições da área, vista de outra maneira pela liderança corporativa porque, agora, é capaz de transitar entre os mais variados setores e aplicar soluções customizadas. Apenas ele é capaz de ter uma visão holística, entender onde há gaps e como uma organização pode funcionar em conjunto para além de silos. A criatividade é a nova peça-chave para o CIO, e o talento real é saber como as peças já existentes se encaixam e se completam.

Em um mundo SaaS (software as a service), em que as soluções não passam de commodities, o CIO hoje deverá identificar oportunidades de gestão, controle de processos e tendências para os próximos anos. Idealmente, saberá agir com entendimento do atual cenário e ainda enxergar melhorias para o futuro.

A área de TI tem diante de si o poder da nuvem, a digitalização dos processos, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e mobilidade como fatores do mundo da tecnologia que  precisam ser considerados em todas as tomadas decisão.

O papel do CIO é algo em constante transformação, assim como, a evolução digital. São caminhos paralelos em que as decisões do líder de TI influem diretamente no ambiente corporativo como um todo. O desafio é manter-se inserido na transformação digital a fim de fazer frente e liderar novas modificações que com certeza ocorrerão nos próximos anos no mundo digital.

Roberto Regente Jr, vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.