Publicidade
Início Blogueria Precisamos falar sobre inteligência artificial

Precisamos falar sobre inteligência artificial

0
Publicidade

Soluções de inteligência artificial estão abrindo caminho para aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios, levando ao crescimento econômico, e para que governos ofereçam serviços melhores à população. O potencial é alto. Especialistas do Conselho de Informação e Tecnologia da Comunicação estimam que tecnologias de IA podem expandir a economia global entre 7 e 13 trilhões de dólares nos próximos oito anos.

Os efeitos das tecnologias de IA já são visíveis em todas as áreas e ao redor do mundo, seja ajudando médicos a oferecer um diagnóstico e tratamentos mais certeiros, melhorando a habilidade de identificar ameaças de cibersegurança mais rapidamente ou desenvolvendo planos de aula com conteúdo, instruções, avaliação e ritmo personalizados de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Conforme os benefícios da IA se multiplicam e ela é cada vez mais incorporada a aspectos importantes de nossas vidas, é compreensível que as pessoas queiram saber mais sobre como a tecnologia funciona. Os principais fornecedores de software e serviços online do mundo, muitos deles membros da BSA, reconhecem que a confiança na IA é essencial e têm como prioridade fornecer informações relevantes para aumentar a compreensão e gerar confiança em sistemas de IA.

Um mito que deve ser esclarecido é que apesar de muitos sistemas de IA serem chamados de “autônomos”, pouquíssimos operam sem o direcionamento de um humano. Os sistemas de IA que os membros da BSA oferecem são ferramentas para ajudar – e não substituir – o poder de decisão das pessoas. IA permite uma análise de dados que não seria possível para nenhum de nós, encontrando conexões que melhoram a qualidade e a exatidão da tomada de decisões.

Não podemos falar de IA sem considerar seu potencial de impacto na mão de obra. Como muitas inovações tecnológicas ao longo da história, IA tem o potencial de mudar o mercado de trabalho de uma maneira que vai aumentar a demanda por certos tipos de habilidades. Além da criação de postos de trabalho e do crescimento econômico, há preocupações compreensíveis de que a IA vá levar ao remanejamento de alguns empregos.  Essa questão deve ser levada em consideração não apenas pela indústria, mas também pelos governos. É responsabilidade de ambos ajudar os trabalhadores a desenvolver novas habilidades que os preparem para as vagas de emprego que surgirem graças à IA, postos de trabalho que não se parecem em nada com os que existem hoje. Membros da BSA já oferecem programas de treinamento para contribuir com esse esforço, incluindo até mesmo formação para adolescentes do ensino médio.

IA veio para ficar e tem potencial para melhorar nossa economia e qualidade de vida. Entendendo-a melhor, vamos nos preparar para usufruir de todos os seus benefícios plenamente.

Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga), country manager da BSA no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile