Serpro lança novas versões do VIO de olho no mercado internacional

0
0

Permitir que cidadãos e empresas verifiquem, de forma prática, ágil e segura, a autenticidade de um documento pelo celular, contra fraldes e falsificações, é possível com o uso da tecnologia Vio, que acaba de ganhar versões em inglês e espanhol do aplicativo. A solução desenvolvida pelo Serpro garante a validação e veracidade dos dados, com segurança, integridade e confiabilidade, podendo ser utilizada também pelos países do Mercosul.

As  novas versões em idioma estrangeiro do App Vio já estão disponíveis nas lojas App Store e Google Play. Para que seja visualizado nos novos idiomas, é necessário alterar as configurações de idioma do dispositivo móvel do usuário. De acordo com o gestor do Vio, Lary César Galeno, "a disponibilização da versão multi-idioma é um ganho potencial para o produto. A partir do momento em que o Vio é internacionalizado, abrimos portas para negociações com outros mercados, tendo em vista a aceitação de documentos brasileiros na versão digital por outros países".

"A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização dos produtos do Serpro, no qual o Vio, como parte integrante deste rol, vai possibilitar aumentar o alcance da solução no mercado internacional. O Denatran cogita alinhar com os órgãos competentes dos países do Mercosul, via Ministério das Relações Exteriores, a possibilidade dos agentes de trânsito desses países poderem validar os documentos digitais do Brasil e as informações da nova Placa de Identificação Veicular utilizando o Vio", revela Lary César, conforme informações repassadas pelo gerente do departamento responsável pelo atendimento ao WS-Emplaca, Diego Migliavacca.

Autenticidade

O Vio é um sistema de certificação de autenticidade de documentos de identificação, que usa a tecnologia de compactação e criptografia de dados para permitir que as informações em um documento sejam inseridas em um código QR.  Diferentemente de um código QR normal, limitado a manter informações específicas e de texto, o QR Code Vio permite inserir texto e imagens criptografados para leitura offline.

"O QR Code Vio replica os dados contidos no documento utilizando encriptação forte para garantir a autenticidade dos dados. Além disso, QR Codes Vio são encriptados na fonte a partir de informações fornecidas pela própria entidade emissora do documento, garantindo o não-repúdio", explica Lary Galeno.

Deixe seu comentário