A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira, 4, audiência pública para ouvir os Procons e os fabricantes de celulares sobre a qualidade dos serviços de pós-venda dos aparelhos. O debate foi proposto pelo deputado Roberto Santiago (PV-SP) que, com base em informações do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, diz que um dos setores com maior número de reclamações é o da telefonia celular, em todos os seus aspectos.
"Tem chamado a atenção dos órgãos de defesa do consumidor o considerável número de queixas referentes ao pós-venda dos celulares, sobrecarregando os serviços de atendimento ao consumidor, além de causar desconforto e prejuízo àqueles que se dispõem a adquirir um desses aparelhos", disse.
Santiago citou como exemplo o fato de um aparelho recém-adquirido apresentar defeito – caso em que o consumidor pode ficar por mais de 30 dias sem o telefone, à espera de conserto. "Fica nítido o enorme prejuízo imposto ao consumidor, em flagrante desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que os fornecedores de produtos de consumo respondem pelo vício de qualidade dos produtos", disse Santiago.
Foram convidados para participar do debate a diretora do DPDC, Juliana Pereira da Silva, o presidente do Procon/ES e coordenador do Fórum Nacional dos Procons, Antônio Caldas Brito, o diretor executivo do Procon/SP, Paulo Arthur Lencioni Góes, o presidente da Nokia do Brasil, Almir Narcizo, o vice-presidente de Novos Negócios na América Latina da Samsung, Benjamin Sicsu, o presidente da Sony Ericsson do Brasil, Carlos Magnus Anseklev, o presidente da Motorola, Sergio Buniac, e o diretor de Relações Institucionais da LG, Dilson Suplicy Funaro. Com informações da Agência Câmara.
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