Cidade de Nova York limita contato professor/aluno nas mídias sociais

    1

    O departamento responsável pela educação na cidade de Nova York (EUA) divulgou diretrizes que definem como seus funcionários podem ou não usar redes sociais. De acordo com o jornal The New York Times, os professores públicos não podem contatar os alunos por meio de suas páginas pessoais em sites como Facebook e Twitter, embora possam se comunicar por meio de páginas criadas para uso em sala de aula.

    O documento determina que, no mundo digital, os professores devem manter separadas as páginas profissional e pessoal. Eles não podem enviar e-mail, "curtir" ou se comunicar com estudantes por meio de páginas pessoais, seja de aluno, seja de professor. Eles também devem usar as configurações de privacidade para controlar o acesso aos seu sites pessoais nessas plataformas.

    O jornal relata que as orientações refletem a crescente preocupação entre os norte-americanos quanto à facilidade com que os professores podem interagir eletronicamente com os alunos atualmente, e o potencial para uso indevido ou abuso.

    Richard J. Condon, comissário especial do departamento de investigação, informou ao The New York Times que, nos últimos anos, dezenas de professores foram investigados e alguns demitidos por interações inadequadas e relações com os alunos que foram iniciadas ou realizadas em sites de mídia social. Segundo  Condon, o número de acusações envolvendo o Facebook saltou de 14 em 2009 para 69 nos primeiros 11 meses de 2011.

    O jornal ressalta que as diretrizes divulgadas reconhecem os benefícios das redes sociais e não proíbem os professores de usá-las. Mas salienta que as normas  não abordam as crescentes comunicações professor/aluno via celulares e mensagens de texto, outra questão que tem gerado inúmeras acusações e investigações por parte do órgão.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.