O forte empenho do distribuidor, as lacunas e os benefícios para o setor de TI

0

Imagine o seguinte cenário: muitas vendas, pouca margem, muitas tarefas operacionais e pequeno índice de erros. Se imaginou, bem vindo ao cenário do distribuidor.

Hoje, o distribuidor tem um importante papel de difusor de tecnologia para as revendas de todo o Brasil. Revendas essas que fazem a venda para um número gigantesco de cliente de diversas naturezas (pessoas físicas e jurídicas com diversas atividades distintas). Certamente, podemos dizer que este é o papel mais importante do distribuidor: levar tecnologia aos quatro cantos do país.

O empenho da distribuição se dá para garantir crédito e logística adequada as revendas que atende. Segundo dados da ABRADISTI divulgados na última pesquisa feita setor, temos 31 mil revendas em todo território nacional. E como garantir crédito em um cenário de risco, com inadimplência alta (não esquecendo de dar margens cada vez menores para todos) e com o aumento e restrições as questões logísticas no cenário atual?

O trabalho do distribuidor precisa ser eficiente e veloz; erros precisam ser mínimos, menores que em outros setores. O crédito necessita de análise correta, a venda precisar ser efetivada com precisão, sem risco de RMA, sem inadimplência e com a entrega no lugar certo, devidamente conferida pelo cliente. Esta é a rotina perfeita, que em muitos casos não se completa. A distribuição é uma tarefa pesada, árdua e com muitas variáveis. Faça a combinação de estados x produtos x impostos incididos e terá uma combinação bem elevada.

Porém, como em qualquer mundo, temos lacunas que o distribuidor não pode ou consegue preencher. Em inúmeros casos, o revendedor não tem a competividade que gostaria devido às margens apertadas e às particularidades dos fabricantes. Políticas de RMA distintas por cada linha, inadimplências e, em alguns casos, até fraudes, se tornam fraquezas que o distribuidor não consegue contornar. Isso torna a já pesada operação ainda mais cheia de regras e nuances diferentes.

Na contramão disso, os benefícios para o setor de T.I. são bem maiores. Estima-se que o faturamento previsto em 2011 dos 24 membros pesquisados pela ABRADISTI foi próximo de R$ 9 bilhões, ou seja, 72% do total dos distribuidores de TI. Juntos, empregam 6.300 funcionários (64% do total), além de emitirem aproximadamente 340 mil notas fiscais e comercializarem 4,9 milhões de produtos diversos todo mês A conta fecha com uma previsão de impostos que totaliza cerca de R$ 1,1 bilhão. 

Além destes números, o mercado de T.I. tem em seu DNA a formação dos melhores técnicos e especialistas em projetos, manutenção e qualquer venda que demande mais especialização. Não há como negar a vocação dos revendedores para projetos corporativos e licitações.

Resumindo, os distribuidores movimentam valores astronômicos, empregam muito e geram impostos de forma lícita. Com todo este panorama, a distribuição se posiciona como um amplo difusor de tecnologia, desde a mais simples até as mais complexas, gerando benefícios para os revendedores, usuários domésticos e empresas que absorvem estes equipamentos e serviços. Faz parte do nosso trabalho evoluir cada dia mais para atender a cada dia melhor este mercado tão complexo.

Marco Antonio Chiquie é Diretor da ABRADISTI – Associação Brasileira de Distribuidores de TI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.