Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) EUA vão estender proteção à privacidade de dados a cidadãos não americanos

EUA vão estender proteção à privacidade de dados a cidadãos não americanos

0
Publicidade

Na tentativa de tirar de pauta, tanto da imprensa nacional quanto da internacional, o assunto sobre o polêmico programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), a Casa Branca divulgou na última quinta-feira, 1º, um relatório o qual recomenda que a proteção à privacidade de dados dos Estados Unidos seja estendida para não americanos.

O relatório, que é parte do plano de revisão do programa de vigilância da NSA, revelado pelo ex-colaborador da agência de inteligência Edward Snowden, cujo vazamento dos dados deu origem às reportagens, toca em muitas das preocupações em relação à privacidade dos usuários de internet levantadas pela União Europeia.

Para muitos analistas políticos da imprensa americana, porém, o anúncio parece ter sido programado para tirar um pouco da tensão antes da reunião, nesta sexta-feira, 2, do presidente Barack Obama com a chanceler alemã Angela Merkel — no ano passado, um diretor da NSA teria reconhecido implicitamente em um encontro com representantes alemães que seus agentes espionaram um telefone celular da chanceler.

A divulgação também coincide com a visita do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ao Vale do Silício, na Califórnia, berço das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O relatório, cujo autor principal é John Podesta, um alto conselheiro da Casa Branca, faz seis recomendações, embora a maioria precise da aprovação do Congresso Nacional americano para a criação de uma legislação adicional ou revisão das orientações existentes. Mas, em teleconferência com jornalistas, Podesta disse que o trabalho para que a aplicação da Lei de Privacidade de 1974 seja estendida a pessoas não americanas começaria imediatamente e deve ser concluído dentro de seis a 12 meses.

Na entrevista, Podesta disse que o presidente Obama foi surpreendido sobre as atividades da NSA e ressaltou que “as tecnologias não são utilizadas apenas pela comunidade de inteligência, mas agora, de forma mais ampla, nas esferas pública e privada, pois há muita coleta feita na web, de smartphones e outros sensores”. “Você tem uma torrente de dados em todos os lugares”, disse ele, numa referência às práticas de empresas como Google e Facebook, que fazem uso das informações que recolhem de seus clientes online.

Mas, se foi bem recebido pela Comunidade Europeia, o relatório é visto com cautela no Vale do Silício, onde as empresas consideram a medida como o início de um esforço do governo americano para regular a forma como eles podem obter lucros com os dados coletados a partir de e-mails e hábitos de navegação dos usuários na web.

Podesta observou que a decisão de estender a privacidade de dados é separada das reforma que Obama pretende fazer nas atividades de inteligência dos EUA no exterior, mas ressaltou que é “um compromisso significativo”. Segundo ele, a medida procurará garantir que os departamentos do governo dos EUA e as empresas tratem os dados de estrangeiros com base nas mesmas garantias de privacidade aos americanos “sempre que possível, ou para estabelecer políticas de privacidade alternativas, com as proteções apropriadas e significativas às informações pessoais, independentemente da nacionalidade de uma pessoa”.

Big data discriminatório

O relatório também faz recomendações para impedir que empresas usem big data para discriminar pessoas, o que foi recebido com cautela por defensores da privacidade, que se disseram desapontadas pelo governo não ter ido mais longe. “A Casa Branca deveria ampliar a análise das questões relacionadas a big data, incluindo o reconhecimento do papel discriminatório que esta tecnologia pode jogar”, disse Jeffrey Chester, do Centro de Democracia Digital, ao jornal britânico Guardian.

“O relatório não conseguiu identificar o complexo de vigilância comercial que tem sido posto em prática pelo Google, Facebook, e muitas outras empresas que têm como base de seu negócio os dados… Na verdade, estamos preocupados que o relatório possa dar o sinal verde para a expansão da coleta de dados, cujo princípio é ‘coletar primeiro e se preocupar com a privacidade e a proteção dos consumidores mais tarde'”, disse Chester.

Podesta disse que houve, sim, a preocupação sobre como esses softwares podem afetar o acesso das pessoas a empréstimos bancários ou na busca por uma vaga de emprego. “Eles [os softwares de big data] podem parecer neutros, mas não são tão neutros quando colocados juntos.” O problema potencial , acrescentou, é que “você está agravando a desigualdade , em vez de abrir oportunidades”.

Algumas grandes empresas, incluindo Google, Facebook e Microsoft, se recusaram a comentar o relatório. Mas Michael Beckerman, presidente da Associação de Internet, que reúne essas empresas, chamou o relatório de “um exame útil da tecnologia de big data. Segundo ele, agora que o relatório foi publicado, empresas e governo devem “concentrar a atenção nas prioridades mais urgentes da privacidade dos consumidores norte-americanos, e reformar as leis e as práticas de vigilância do governo por meio da atualização da Electronic Communications Privacy Act [a lei de privacidade cibernética]”, disse ele ao New York Times.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile