Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Ferramentas de defesa de perímetro e controle de prevenção são ineficientes no...

Ferramentas de defesa de perímetro e controle de prevenção são ineficientes no combate ao ransomware

0
Publicidade

Estudo divulgado pela Varonis, empresa fornecedora de soluções de software que protegem dados de ameaças internas e ataques cibernéticos, detecta que as empresas se sentem incapazes de enfrentar o grande mal digital, o ransonware. A prática de sequestro de dados é reconhecida por 75% das organizações como uma ameaça significativa ao negócio e de difícil combate.

O estudo, 2017 Ransomware Defense Survey: The Empire Strikes Back, também revela uma alarmante desconexão entre a realidade dos ataques de ransomware e a efetividade das estratégias de defesa aplicadas pelas empresas. Apenas 21% disseram que sua solução antimalware atual é totalmente efetiva contra o ransomware, mostrando que as soluções tradicionais de defesa do perímetro e os controles de prevenção não bastam mais para enfrentar esse tipo de ameaça.

A pesquisa também revelou que muitos entrevistados (44%) consideram os usuários finais a única grande fraqueza na estratégia de segurança voltada para o combate ao ransomware. Apenas 37% dos que já sofreram ataques deste tipo investiram em ações para reduzir os impactos de um ataque futuro, melhorando os controles de acesso, por exemplo, e só 36% buscaram melhorar suas capacidades de detecção e descoberta.

As empresas permanecem vulneráveis quando um ataque de ransomware consegue ultrapassar a primeira camada de proteção oferecida pelas soluções de segurança do endpoint e chegar aos grandes repositórios de dados, explorando as mesmas vulnerabilidades das quais as ameaças internas tiram proveito – excesso de permissões de acesso e ausência de monitoramento.

O estudo foi feito com 230 pessoas de organizações nos Estados Unidos, na Ásia, no Canadá e no Reino Unido, entre as quais 70% eram de empresas com 1.000 a 2.000 funcionários. Para o VP da Varonis na América Latina, no entanto, o cenário no Brasil em relação ao ransomware não é muito diferente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile