Internet banda larga via satélite aumenta produtividade na pecuária leiteira

1

A agropecuária é um dos principais motores da economia brasileira atualmente. Só no ano passado, de acordo com o governo, o setor teve lucro de R$ 60 bilhões. Além disso, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 214 milhões de cabeças de gado bovino no Brasil e foram produzidos 33 bilhões de litros de leite.

Nesse cenário, é necessário que os pecuaristas tenham acesso à tecnologia de ponta para produzir cada vez mais e gerenciar todos os animais em seus rebanhos. Uma solução eficaz é a internet via satélite, que consegue chegar a lugares que não têm cobertura de outras tecnologias. Foi o que fez Nelci Mainardes, pecuarista, presidente da Associação Paranaense de Gado Jersey, dono de uma fazenda em São José dos Pinhais, no Paraná. Ele começou a administrar a propriedade em 1999 e, atualmente, produz 2.500 litros de leite ao dia.

"As dificuldades de gestão eram muito grandes. Utilizávamos conexão de internet via celular, que oscilava muito. Por isso, muitas vezes não tínhamos comunicação imediata com os funcionários da propriedade nem com fornecedores e clientes", relata Mainardes. "Apesar da proximidade da fazenda com a cidade, existem algumas barreiras topográficas que impediam uma comunicação eficiente. Isso pode ser um problema na criação do gado, já que temos atividades 24 horas por dia. Às vezes temos de fazer uma inseminação às 23 h, ou um parto às 3 h da manhã, ou atender um animal doente, além de, é claro, fazer a ordenha às 5 h e às 16 horas."

O produtor também conseguiu melhorar a gestão de sua produção e hoje utiliza um sistema de gestão agropecuária que permite a comunicação direta entre a propriedade, os funcionários, eu, e a associação. Ou seja, é uma plataforma de fundamental importância para o controle zootécnico do plantel, assim como do processo reprodutivo dos animais.

1 COMENTÁRIO

  1. O Agronegócio é mola mestra na economia brasileira. Poderia contribuir muito mais, se o governo exigisse das operadoras que cumprissem os acordos assinados quando da introdução Privatizaçao e Banda B. Estão sendo oferecidos diversoso produtos, a demanda tem aumentado tremendamente, mas a qualidade dos serviços deixa a desejar, pois a infraestrutura não recebendo a o investimento devido, principalmente na área ruarl e comunidades mais afastadas, e sem interesse comercial. Entendo que a Anatel deveria atuar com mais eficácia dentro de suas responsabilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.