Sistemas do SERPRO passam no teste do Imposto de Renda

0

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 se encerrou na última terça-feira, 30 de abril, com cerca de 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil. Durante todo o período de entrega da declaração, iniciado no dia 7 de março, o Serpro informa que manteve os seus sistemas em funcionamento sem qualquer intercorrência técnica , e recebeu os documentos por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), do Centro Virtual de Atendimento (eCAC) e de dispositivos móveis.

O órgão recebeu mais de 1 milhão de declarações nas últimas 6 horas do prazo de entrega. Segundo o subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, a entrega da declaração deste ano foi um sucesso. "Nossa parceria com o Serpro, de longa data, novamente funcionou", pontuou. O subsecretário ainda ressaltou que a Receita não teve nenhum tipo de registro de incidente, mesmo trabalhando em números históricos, maiores do que os previstos.

Números do Imposto de Renda

Somente na última semana do prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com um pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. No entanto, mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.

O trabalho contínuo da equipe do Serpro permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.

Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda", desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.

O Serpro agora irá fazer a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina. Além disso, começa agora o período de avaliação dos sistemas que permitem a consulta à restituição, bem como de melhorias a serem incorporadas para o IRPF 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.