Carteira de motorista com chip reduz acidentes em 40% no México

0

A tecnologia de cartões inteligentes na administração do registro de automóveis, e na emissão e gestão de carteiras de habilitação no
estado de Nuevo León, no México, fez com que houvesse uma redução de 40% no número de acidentes de trânsito naquele estado,

A informação é de Jorge Domene, diretor geral do Instituto de Controle Veicular do Estado de Nuevo León. Como convidado da Gemalto, ela vai apresentar no Conip Identidade Digital, que acontece em São Paulo, nos próximos dias 4 e 5, os resultados e obtidos a partir da implantação da carteira de motorista eletrônica no México.

De acordo com ele, a redução nos acidentes de trânsito naquele estado levou o governo mexicano a ampliar o contrato com a Gemalto para mais três estados: Cidade do México, Veracruz e Sonora. Além da redução de acidentes, o pagamento de multas e a arrecadação melhorou, diminuindo o índice de ocorrência de fraudes, afirma Domene.

Com população de mais de 110 milhões de habitantes, existem mais de 50 milhões de motoristas no México. O número representa um alto potencial de migração para carteiras de habilitação eletrônicas.

Segundo Arnaud Laurans, vice-presidente da área de programas de governo da Gemalto para a América Latina, o México ocupa posição de liderança em sistemas de identificação eletrônicos na América Latina, já utilizando o seu documento de habilitação como carteira de identidade nacional. "A nova carteira é aceita como identificação oficial para contratar serviços em vários estabelecimentos comerciais inclusive para descontar um cheque e abrir conta em bancos e obter credito?, afirma.

A carteira de habilitação mexicana contém um chip com microprocessador que armazena de forma segura as informações do motorista junto com suas características biométricas (impressão digital e fotografia). Desse modo, o roubo de identidade torna-se impossível, já que não se pode alterar os dados do cartão. Dentre outros dados, o chip também armazena grandes volumes de dados e contém o histórico de multas e restrições do motorista. As companhias de seguro também podem ter acesso ao histórico do condutor, oferecendo vantagens para motoristas prudentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.