Mais de 650 unidades de saúde do município de São Paulo estão utilizando equipamentos thin clients produzidos pela Tecnoworld. A fabricante brasileira vendeu mais de 6 mil terminais para informatização das unidades de atendimento de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e agora ajuda os usuários a utilizarem a nova tecnologia.
A implantação dos thin clients foi feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Supervisão Técnica de Saúde, Supervisão de Vigilância de Saúde, Laboratórios Municipais, Centro de Atendimento Psico-Social (Caps), Centro de Cooperativa e Convivência (Cecco), Unidade de DST Aids, Unidade de Saúde do Trabalhador e Atendimento Médico-ambulatoriais (Amas).
Cada uma das delas recebeu em média oito máquinas WinNets com configuração de 128 Mb de memória RAM e 256 Mb de memória Flash – para as primeiras quatro mil unidades – adquiridas por meio da distribuidora Cobra. As últimas 2 mil unidades foram adquiridas diretamente na Tecnoworld, com configuração de 128 Mb de memória RAM e 512 Mb de memória Flash, dando mais estabilidade para as instalações web da estrutura.
Segundo Heloísa Helena Andreeta Corral, da assessoria de TI da Secretaria de Saúde, a escolha do thin client foi feita não só pela redução de custos da infra-estrutura, mas também para evitar furtos. ?Estamos investindo na automação de bases inseridas em regiões de periferia e assim como acontece nas escolas, temos altos índices de roubos de peças de informática. Isso não acontece com os thin clients?, explica a executiva.
Por não processarem as informações localmente, essas máquinas utilizam componentes diferentes dos desktops comuns. Elas estão conectadas a servidores que rodam os softwares e armazenam os arquivos de todos os usuários cadstrados na rede corporativa. Os thin clients não funcionam fora de redes por longos períodos, e são inutilizados em caso de roubo.
Além disso, o sistema da Secretaria Municipal da Saúde é web e totalmente interligado. Segundo Heloísa, o thin client facilita a administração e a manutenção da equipe de TI, e a interface é bem aceita pelos funcionários por ser muito semelhante a um PC. ?Utilizamos para o atendimento e para distribuir os medicamentos. Foi tão bem aceito que já solicitamos mais mil unidades para compra neste ano, devido a ampliação da rede de atendimento municipal?, afirma.