O Metrô de São Paulo colocou em operação um data center que consumiu investimentos de cerca de R$ 12 milhões. Entre os principais benefícios esperados pela empresa com o centro de processamento de dados estão a padronização de software operacionais e de banco de dados, maior agilidade nos processos de negócio, melhoria de desempenho, segurança no acesso aos dados e centralização do processamento.
De acordo com a companhia, o data center tem infraestrutura ideal e adequada para viabilizar a nova etapa da modernização da TI, que prevê a substituição de aproximadamente 75% dos sistemas atuais por novos software integrados, visando a melhoria dos processos internos, o acesso mais rápido às informações estratégicas e o maior alinhamento da TI às necessidades de negócio. Como exemplo, o Metrô cita a nova solução integrada de RH, que já foi contratada e será implantada no data center, substituindo cerca de 40 sistemas legados relacionados a informações de recursos humanos de toda a companhia.
O Metrô de São Paulo também estima que o novo centro de processamento de dados permitirá a consolidação de ambientes operacionais em uso, com a redução dos atuais 30 ambientes para apenas 16. Segundo a empresa, a nova infraestrutura, dotada de ambiente blade e com tecnologia de virtualização, tem capacidade de armazenar 14 terabytes (14 mil gygabytes), quatro vezes mais que a capacidade atual existente.
Além disso, a companhia informa que todas as aplicações e o processamento de dados da rede corporativa serão migrados de forma gradual para o data center. Atualmente, a infraestrutura suporta cerca de 270 aplicações. A previsão da empresa é de concluir a migração entre 12 e 15 meses e a adequação dos links, firewalls de borda e aceleradores de links, em seis meses.
O Metrô informa que isso permitirá centralizar o gerenciamento da rede e garantir mais agilidade e estabilidade dos sistemas, além de permitir identificar, de imediato, equipamentos, sistemas e periféricos que estejam indisponíveis e restabelecê-los com todos os serviços disponíveis.
- Infraestrutura