A Microsoft apresentou para os fabricantes de PCs com os quais mantém parceria a nova versão do seu sistema operacional, chamada internamente de Windows 8. A plataforma terá uma única interface para PCs e dispositivos móveis e já contempla a tecnologia de tela sensível ao toque (touch screen), o que abre as portas ao sistema para ingressar no mercado de tablets.
O Windows 8 está sendo desenvolvido para operar em equipamentos com chip baseado tanto na arquitetura x86 quanto ARM, o que representa uma mudança na estratégia da companhia, que agora também pretende disputar o segmento de tablet PCs. Esta será a primeira versão do sistema operacional a suportar dispositivos com chips ARM, que dominam o mercado de tablets.
A Microsoft disse ainda, por meio de comunicado, que abrirá o cadastramento para desenvolvedores interessados em criar aplicativos para o sucessor do Windows 7, durante a sua conferência para desenvolvedores, a Build, que ocorrerá entre 13 e 16 de setembro.
A empresa não divulgou data de lançamento do Windows 8, mas especulações dizem que o sistema operacional deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2012.
- Sucessor