Colégio Poliedro adota Windows 8 para uso em sala de aula

0

O Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP), acaba de adotar o novo sistema operacional Windows 8 da Microsoft, principalmenyte pelos benefícios da tela touch screen, Cada uma das 50 salas de aula tem um PC para uso do professor e, também há 80 notebooks do tipo classmate, da Intel, que circulam por toda a escola – cada dia com uma turma diferente.

"O aluno sempre quer inovação, pois ele próprio está um passo à frente e já se apropriou da tecnologia. Sentimos nossos alunos mais estimulados quando trouxemos o Windows 8 para o dia a dia da escola", afirma Luis Coimbra, diretor de tecnologia do Grupo Poliedro.

De acordo com ele, os recursos de tela sensível ao toque tornaram mais dinâmico e valorizaram o uso de lousas digitais. Os aplicativos educacionais desenvolvidos especialmente para o Windows 8 são apontados como outro diferencial importante. "É muito mais intuitivo tanto para o aluno quanto para o professor. Já ouvimos relatos de ambos os lados nos dizendo que a navegação nos apps de Windows 8 flui melhor, enriquecendo a experiência", diz.

O professor Ricardo Souza, responsável pelo treinamento de docentes e estimulo ao uso de tecnologia no ensino, explica que o Colégio Poliedro tem diversos módulos específicos (robótica, audiovisual e outros) e, com o Windows 8, é possível organizar apenas os aplicativos que interessam em cada um desses momentos. "Antes, esses apps estariam dispostos aleatoriamente no computador, mas agora estão organizados de uma maneira mais fácil para que o professor os localize", disse. "A cada dia estamos descobrindo novos benefícios que o Windows 8 pode trazer para a sala de aula".

O Colégio também levou o Windows 8 para o computador de funcionários da área administrativa. Nesse caso, a criação de um "menu iniciar" personalizado para cada unidade de negócio foi o principal ganho constatado, segundo Coimbra.

"À medida que seguíamos com a implantação do sistema, notamos uma queda nos chamados da equipe de TI para solucionar problemas do cotidiano. A agilidade na hora de iniciar o sistema e a facilidade para 'empilhar' os aplicativos mais uteis mostraram-se aspectos fundamentais no dia a dia dos funcionários", afirma. A migração total dos computadores da área administrativa para o Windows 8 foi concluída em maio e há, ao todo, aproximadamente 100 máquinas equipadas com o novo sistema operacional da Microsoft.

Além do Windows 8, o Colégio Poliedro já utiliza o Office 365, pacote de softwares de produtividade da Microsoft na nuvem e o Kodu, plataforma interativa para o desenvolvimento de games por crianças e adolescentes criada pela Microsoft Research e que tem incentivado cada vez mais o interesse dos alunos em sala de aula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.