Publicidade
Início Blogueria A importância do conteúdo para planejamento de branding

A importância do conteúdo para planejamento de branding

0
Publicidade

Para se entender a importância do conteúdo para o planejamento de branding, é necessário ter o conhecimento dos termos branding ou brand management. São termos importantes que determinam o estudo e o planejamento do posicionamento de uma marca no mercado. É neste momento que empresas trabalham para a criação da personalidade da marca, quais são seus valores, seu público-alvo e as estratégias que deverão ser adotadas para manter uma boa conexão com o esse público.

Vale lembrar que o branding não funciona isolado dentro da empresa, é uma atividade complexa que envolve diversos aspectos que vão desde programação visual até as embalagens, passando pela comunicação corporativa, atendimento ao cliente, publicidade e relações públicas. Essa complexidade é o que determinará a personalidade da empresa, a atitude que ela terá com seu público e qual a percepção que o mercado terá dela.

Por muito tempo, boa parte do investimento das empresas em branding era focado na publicidade e outros canais de comunicação de mão única, mas o crescimento da internet e de canais mais interativos e personalizados, deu um maior poder ao público, criando a necessidade de outro tipo de comunicação. A partir de agora, o público possui os meios para interagir com as marcas e também acompanhar suas ações, diminuindo o poder da mídia de massa, que é mais facilmente controlada. É nesse contexto que o marketing de conteúdo se torna um poderoso aliado ao branding.

É por meio dessa estratégia que empresas conseguem se conectar com o público de uma maneira mais autêntica, criando canais para contar suas histórias, interagir e mostrar a personalidade da sua marca, trazendo mais valor para seus clientes. Com um público cada vez mais informado, eles esperam esse tipo de engajamento e conseguem ver quando o valor real da marca não condiz com a imagem que ela quer passar.

Para finalizar listo aqui quatro dicas essenciais para ter uma estratégia de conteúdo que irá elevar seu branding para outro nível:

  • Crie um alinhamento autêntico entre os valores de sua marca e o conteúdo gerado por ela;
  • Conheça bem seu público-alvo e sempre crie conteúdos relevantes, que agreguem valor, para esse público;
  • Crie conteúdo com frequência, pois somente assim é possível criar uma audiência fiel;
  • Por fim, sempre foque sua estratégia de marketing de conteúdo em relacionamentos fortes com o público.

Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile