O Facebook anunciou nesta terça-feira, 2, que abrirá um laboratório de inteligência artificial (IA) em Paris, que se somará aos que já tem na Califórnia e em Nova York. O novo laboratório é parte do programa chamado Facebook AI Research, que tem como proposta investir fortemente em inteligência artificial para filtrar a avalanche de texto, imagens e vídeos da rede social.
"Escolhemos a Paris para essa expansão porque a França é o lar de alguns dos melhores pesquisadores do mundo", disse a empresa em um comunicado em seu site. A rede social ressalta que pretende também "investir e trabalhar abertamente com a comunidade de pesquisa de IA na França e na União Europeia".
"A equipe em Paris trabalhará em projetos de longo prazo como o reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz e as infraestruturas lógicas e físicas necessárias para o funcionamento destes sistemas", afirmou no comunicado.
A rede social disse ainda esperar que as pesquisas ajudem a aperfeiçoar serviços como o feed de notícias, fotos e busca, e conduzam eventualmente as novas de se conectar e compartilhar conteúdos.
O Facebook já contratou seis pesquisadores para o laboratório de Paris, que trabalharão em pesquisas para tentar compreender como os bebês aprendem a fala e a linguagem. Outros funcionários que serão contratados incluirão especialistas em processamento de imagens, análise de texto, reconhecimento de voz e jogos de estratégia em tempo real. Facebook planeja contratar mais seis pessoas até o fim do ano, e de 20 a 25 em 2016, disse o diretor de tecnologia (CTO) da companhia, Mike Schroepfer.