Proteste diz estranhar declaração da Anatel, pois foi informada que teles ainda não podem limitar internet fixa

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) respondeu ao ofício da Proteste, associação de defesa dos direitos dos consumidores, no dia 25 de maio, informando que permanece por período indeterminado a determinação para que as operadoras não adotem práticas de redução de velocidade, suspensão de serviço e cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia, mesmo que houver previsão em contrato da internet fixa. O ofício é assinado por Maximiliano Martinhão, secretário de inclusão digital e internet do MCTIC.

Por isso, a Proteste diz estranhar a declaração do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, no dia 1º, de que não vai intervir ou regular no modelo de negócios do ambiente privado, deixando à escolha das operadoras a adoção ou não de franquias em planos de banda larga fixa.

"É inadmissível restringir o acesso à internet, pois os brasileiros já pagam caro pelo serviço e nem sempre com qualidade adequada", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. "Não se pode permitir que o poder econômico das operadoras restrinja direitos, limitando o acesso à educação, trabalho, e ao lazer com jogos, filmes, etc."

Nessa polêmica, segundo a entidade, ficou claro que as operadoras não adequaram a infraestrutura para aumento da capacidade de rede e frente ao crescimento de demanda, querem mudar o modelo de negócio, passando a focar no volume de dados trafegados e não mais na velocidade.

Para a Proteste, o corte da banda larga só é cabível se não for paga a conta. Já João Rezende, presidente da Anatel, insiste na defesa das operadoras. Alega que desde que haja transparência, nada impede a cobrança da franquia, e essa decisão é uma escolha que só cabe às operadoras. Ele defende que bastaria as empresas oferecerem ferramentas para os consumidores acompanharem o consumo de dados dos planos antes de esgotar a franquia da internet fixa. "A Anatel não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque é um retrocesso", disse Dolci.

Em ação civil pública que tramita desde maio de 2015 no Tribunal de Justiça de São Paulo, a entidade já questiona a medida. Na ação, foi pedido liminar contra as operadoras Vivo, Oi, Claro, TIM e Net para que sejam impedidas de comercializar novos planos com previsão de bloqueio à conexão após fim da franquia do 3G e da internet fixa. E sejam obrigadas a adequar suas práticas na contratação do serviço de conexão à internet aos termos do Marco Civil da Internet. Caso tenha sucesso, a medida valerá para todo o país.

Pela pretensão das operadoras, os consumidores passam a ter um limite para a navegação em redes ADSL, no qual a conexão é feita a partir de uma linha telefônica.  A operadora pode vir a cortar o acesso ou diminuir a velocidade quando o consumidor atingir o total da franquia contratada. Não foram anunciadas mudanças para os planos de fibra ótica.

A Proteste mantém, desde abril, a campanha Diga não ao bloqueio de sua internet fixa, cuja petição online tem 164.268 adesões. A entidade entende que a manutenção da mobilização da sociedade neste momento é fundamental, e reitera a importância de adesão à petição online (www.proteste.org.br/contraobloqueiodainternet) por uma internet aberta, livre, democrática e em consonância com o Marco Civil da Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.