ePharma migra sistemas de distribuição de medicamentos para nuvem

0

Fundada em 1999, a ePharma tornou-se referência por trazer  ao país diferentes modelos de gestão de programas de benefícios de medicamentos (PBM), realizando os mais diferentes modelos de gestão, como de benefícios de medicamentos para funcionários e colaboradores para o mercado corporativo; programa de Farmácia Popular do Ministério da Saúde; importação e gerenciamento de medicamentos de alto custos oriundos de decisões gerenciais; programas para enfermidades especiais da indústria farmacêutica, home delivery para operadoras de saúde, entre outros.  Mais de 30 milhões de transações em 2018 e 25 por segundo, em prol de pacientes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Tendo em vista seus acelerados crescimento e diversificação nos últimos anos, a empresa resolveu em 2017 criar uma unidade de tecnologia da informação independente, montando uma estrutura própria que hoje soma cerca de 50 colaboradores que atuam em análise, desenvolvimento, infraestrutura, produtos e Business Intelligence.

Tiago Mônaco

Segundo o diretor de TI, Thiago Mônaco, desde então a unidade já trouxe uma série de inovações, migrou o data center para a nuvem Microsoft Azure, com duas instâncias de backup em duas cidades diferentes nas costas Oeste e Leste dos EUA. "A mudança facilitou ainda mais a customização dos programas conforme as necessidades de cada usuário de medicamentos", acrescenta o diretor de TI.

A e-Pharma também está se adaptando à Lei de Proteção de Dados Pessoas, obteve a certificação SOC 2 e se prepara para ser homologada pela norma ISO-27001, padrão para sistema de gestão da segurança da informação.

Mônaco, explica também que a empresa fez investimentos relevantes para adoção da ferramenta de business intelligence Power BI da Microsoft, que contribuiu para formar uma rica base de dados e indicadores relacionados ao fluxo de dispensação de medicamentos e autorização de procedimentos. "Com isso, operadoras, indústrias e o varejo farmacêutico passam a ter elementos e dados muito precisos para aprimorar o gerenciamento de resultados", enfatiza, acrescentando que hoje a empresa está investindo em soluções que usam Inteligência Artificial e Machine Learning.

Mercado

Hoje, a ePharma está conectada a mais de 27 mil farmácias, 1.300 clínicas médicas e laboratórios de diagnóstico. Em 2018, essa rede credenciada possibilitou a dispensação de 25,4 milhões de medicamentos para a população brasileira.

Devido a crescente gama de remédios e tratamentos disponíveis e barreiras como acesso distante para boa parte dos consumidores, a empresa promoveu uma total reinvenção do seu plano de negócios, processo concluído no ano passado.

A meta foi projetar a ePharma além de uma simples PBM. "Apostamos nas nossas capacidades realmente diferenciadas para ampliar e qualificar a oferta de soluções, que abrangem assistência farmacêutica, gestão de saúde populacional e acompanhamento de pacientes que utilizam medicamentos de uso contínuo e de alto custo", destaca o fundador e presidente Luiz Carlos Silveira Monteiro, que também comanda a PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM.

Unidades de negócios

Como resultado dessa reorganização, as operações foram segmentadas em três unidades de negócios. Uma delas é a tradicional PBM, focada em dar suporte ao mercado corporativo na gestão de benefícios de medicamentos para funcionários e colaboradores. A formatação do programa consiste na integração eletrônica da rede de farmácias a um software que verifica a elegibilidade na dispensação de remédios, considerando o beneficiário e o prescritor, a disponibilização de eventuais descontos, entre outros itens.

Também é possível armazenar as informações para as empresas contratantes. Estima-se que essa solução assegure aos clientes uma economia anual de R$ 751 milhões, somente levando-se em conta o preço preferencial. Essa redução é ainda maior se for inserida nessa conta a efetividade do sistema autorizador. Essa plataforma fez com que a ePharma fosse selecionada como autorizadora das transações do Aqui tem Farmácia Popular, lançada pelo governo federal em 2006 e que estendeu os serviços da Farmácia Popular para os estabelecimentos da rede privada, com descontos a partir de 90%. Cerca de 8 milhões de brasileiros são atendidos pelo sistema, que gerou a dispensação de mais de 17,8 milhões de unidades em 2018.

O sistema autorizador da empresa, inclusive, obteve recentemente a certificação SOC 2. A chancela assegura ao mercado que a ePharma atende a todos os princípios de confiança estabelecidos pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) na TSP Seção 100, além de ratificar o cumprimento de preceitos fundamentais de segurança, disponibilidade, integridade de processamento, confidencialidade e privacidade.

Outro carro-chefe é a unidade de Specialty Care, que respondeu por parte relevante do faturamento de 2018 e fortalece a condição da ePharma de integradora de serviços para o mercado de saúde, tanto para a indústria farmacêutica como para as operadoras. Essa divisão uniu as operações da área de Primary Care, que viabiliza o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, desde o pré-diagnóstico até a dispensação; e da In Health, incorporada à empresa em 2014 e destinada a facilitar o acesso a medicamentos de alta complexidade ou para o tratamento de patologias raras. Mais de 64 mil pessoas já são monitoradas por essas soluções todos os meses.

No ano passado, a ePharma iniciou incursão no segmento de gestão de saúde populacional com a ProHealth, voltada a incentivar a conscientização em favor do autocuidado e da prevenção de riscos, com redução de custos evitáveis para empresas e operadoras de planos. As outras duas áreas – Corporativa e Tecnologia da Informação – atuam como suporte para essas três unidades.

Resultados

As plataformas da ePharma atraíram a atenção dos principais laboratórios em atuação no país, além dos maiores players ligados à saúde suplementar. O portfólio de clientes reúne ainda companhias como Arcelor Mittal, Carrefour, Claro, Heineken, Mercado Livre e Philips. Ao todo, foram computadas mais de 30 milhões de transações em 2018, o que equivale a uma média de 25 a cada segundo e movimentou em torno de R$ 1,28 bilhão.

"Integramos governo, indústria, varejo farmacêutico, operadoras e empresas que concedem benefícios aos colaboradores. Dessa maneira, contribuímos para a população abraçar boas práticas e, consequentemente, atenuar os excessivos custos que oneram os atores da saúde privada e pública", finaliza Monteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.