Serpro firma acordo com AWS para impulsionar transformação digital do país

0

Com o objetivo de conseguir mais elasticidade e disponibilidade nos serviços digitais para o Governo, nesta terça-feira, 2, o Serpro e a Amazon Web Services (AWS) oficializaram a celebração da assinatura do primeiro contrato de serviços em nuvem da estatal de tecnologia, com foco em fortalecer o momento de transformação digital do governo no país.

Segundo Caio Mario Paes de Andrade, presidente do Serpro, esse contrato é o primeiro de uma chamada pública feito pela estatal, no final de 2019, que prevê a adesão de outros fornecedores para estabelecer um ambiente multicloud, o que foi possível graças ao modelo aberto de parceria disponibilizado pela nova Lei das Estatais.

"A missão do Serpro é ser o pilar da transformação digital no Estado brasileiro. Vamos continuar garantindo a segurança e seremos mais eficientes e mais baratos, custando menos para a sociedade e, ao final, ajudando o cidadão a ter uma vida melhor", destacou o presidente do Serpro.

De acordo com ele,as parcerias são fundamentais para a modernização do Estado. "O setor público, pelas regras que tem de obedecer, acaba ficando lento para determinados assuntos. Obviamente, a tecnologia está muito mais avançada. Se não conseguirmos fazer parcerias, não vamos fazer frente aos desafios que a tecnologia nos impõe. Precisamos ter mais desenvolvimento, mais pesquisa de desenvolvimento e também fazer as parcerias. Neste sentido, foi muito bem-vinda a Lei das Estatais, que permitiu oferecer produtos que ao mesmo tempo atendam aos clientes de Estado e façam transferência de tecnologia às empresas estatais", avaliou.

O diretor para Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, enfatizou a importância do Serpro para a transformação digital. "Acreditamos que os governos podem atuar como startups, com agilidade para inovar e trazer novas tecnologias e serviços aos cidadãos e instituições. A inovação traz eficiência e transformação. Reconhecemos e apoiamos o Serpro em sua trajetória de inovação e liderança, não somente para o país, mas como uma referência para toda a América Latina e para o mundo".

O anúncio do contrato entre Serpro e AWS é o primeiro estágio na busca de novas soluções utilizando tecnologia em nuvem.  "O futuro é a nuvem, mas existe um processo de transição. Nesse momento, estamos na fase de analisar quais os sistemas existentes podem ser migrados para o ambiente e quais clientes demonstram interesse por esse serviço. Também estamos desenhando soluções em inteligência artificial, virtualização de áreas de trabalho e segurança da informação", explicou o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra.

O líder de Setor Público da AWS Brasil, Paulo Cunha, lembrou que o Serpro, em seus 55 anos de existência, sempre esteve "à frente da inovação tecnológica no país". Informou que 240 profissionais da empresa pública participaram recentemente de workshops conjuntos com a AWS, com foco em capacitação, experimentos e co-criação.

Os valores do acordo não foram revelados, o que deve acontecer na assinatura definitiva do contrato. Andrade ressaltou ainda que ainda que o acordo com a AWS irá facilitar a internacionalização da empresa, por em rodar nuvem global e assim facilitar o acesso aos mercados de outros países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.