Serpro firma acordo com AWS para impulsionar transformação digital do país

0
0

Com o objetivo de conseguir mais elasticidade e disponibilidade nos serviços digitais para o Governo, nesta terça-feira, 2, o Serpro e a Amazon Web Services (AWS) oficializaram a celebração da assinatura do primeiro contrato de serviços em nuvem da estatal de tecnologia, com foco em fortalecer o momento de transformação digital do governo no país.

Segundo Caio Mario Paes de Andrade, presidente do Serpro, esse contrato é o primeiro de uma chamada pública feito pela estatal, no final de 2019, que prevê a adesão de outros fornecedores para estabelecer um ambiente multicloud, o que foi possível graças ao modelo aberto de parceria disponibilizado pela nova Lei das Estatais.

"A missão do Serpro é ser o pilar da transformação digital no Estado brasileiro. Vamos continuar garantindo a segurança e seremos mais eficientes e mais baratos, custando menos para a sociedade e, ao final, ajudando o cidadão a ter uma vida melhor", destacou o presidente do Serpro.

De acordo com ele,as parcerias são fundamentais para a modernização do Estado. "O setor público, pelas regras que tem de obedecer, acaba ficando lento para determinados assuntos. Obviamente, a tecnologia está muito mais avançada. Se não conseguirmos fazer parcerias, não vamos fazer frente aos desafios que a tecnologia nos impõe. Precisamos ter mais desenvolvimento, mais pesquisa de desenvolvimento e também fazer as parcerias. Neste sentido, foi muito bem-vinda a Lei das Estatais, que permitiu oferecer produtos que ao mesmo tempo atendam aos clientes de Estado e façam transferência de tecnologia às empresas estatais", avaliou.

O diretor para Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, enfatizou a importância do Serpro para a transformação digital. "Acreditamos que os governos podem atuar como startups, com agilidade para inovar e trazer novas tecnologias e serviços aos cidadãos e instituições. A inovação traz eficiência e transformação. Reconhecemos e apoiamos o Serpro em sua trajetória de inovação e liderança, não somente para o país, mas como uma referência para toda a América Latina e para o mundo".

O anúncio do contrato entre Serpro e AWS é o primeiro estágio na busca de novas soluções utilizando tecnologia em nuvem.  "O futuro é a nuvem, mas existe um processo de transição. Nesse momento, estamos na fase de analisar quais os sistemas existentes podem ser migrados para o ambiente e quais clientes demonstram interesse por esse serviço. Também estamos desenhando soluções em inteligência artificial, virtualização de áreas de trabalho e segurança da informação", explicou o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra.

O líder de Setor Público da AWS Brasil, Paulo Cunha, lembrou que o Serpro, em seus 55 anos de existência, sempre esteve "à frente da inovação tecnológica no país". Informou que 240 profissionais da empresa pública participaram recentemente de workshops conjuntos com a AWS, com foco em capacitação, experimentos e co-criação.

Os valores do acordo não foram revelados, o que deve acontecer na assinatura definitiva do contrato. Andrade ressaltou ainda que ainda que o acordo com a AWS irá facilitar a internacionalização da empresa, por em rodar nuvem global e assim facilitar o acesso aos mercados de outros países.

Deixe seu comentário